Portugal: polícia descobre 3,5 toneladas de cocaína em carregamento de bananas da América Latina
As autoridades portuguesas apreenderam cerca de 3,5 toneladas de cocaína escondidas em um carregamento de bananas. A droga estava dissimulada em caixas de frutas vindas da América Latina. A descoberta, revelada nesta segunda-feira (30), foi feita no porto de Setúbal, ao sul de Lisboa.
A descoberta é o fruto de uma operação policial realizada pela Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Entorpecentes da Polícia Judiciária (PJ) de Portugal, que há dias investigava um possível tráfico por via marítima. A droga foi encontrada nos porões de um navio de carga geralmente usado para transportar frutas entre a América Latina e a Europa.
"Identificamos quatro paletes contendo bananas que, no seu interior, dissimulavam uma elevada quantidade de cocaína", detalhou em entrevista à CNN Portugal Vítor Ananias, coordenador de investigação criminal da PJ. Segundo ele, em razão do volume de droga encontrado (3,458 toneladas), a cocaína seria certamente distribuída em seguida em outros países.
Ninguém foi detido durante a operação e a polícia não informou de qual país da América Latina vinha o carregamento. "As investigações vão prosseguir no sentido de apurar qual seria o destino final da cocaína e identificar eventuais grupos ou organizações que estariam por trás da importação para a Europa", indicou Vítor Ananias.
A investigação foi feita em cooperação com a Agência britânica de luta contra a criminalidade (NCA na sigla em inglês).
Entre junho e agosto deste ano, dois outros carregamentos de cocaína, totalizando 6,5 toneladas, foram descobertos em Portugal, tendo como porta de entrada o porto de Setúbal. Mais da metade desta droga estava escondida em caixas de abacaxi, também originários da América Latina.
(Com agências)