Líder da Coreia do Norte promete solidificar ainda mais laços com a Rússia em carta a Putin
SEUL (Reuters) - O líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, prometeu solidificar a ampla parceria estratégica com a Rússia em carta ao presidente Vladimir Putin, segundo a imprensa estatal KCNA na terça-feira (horário local).
Na mensagem, Kim enviou saudações de Ano Novo a Putin e a todos os russos, incluindo os seus soldados, e expressou sua disposição de fortalecer ainda mais os laços bilaterais, que, segundo ele, os dois líderes elevaram a um novo patamar neste ano, por meio de novos projetos, informou a KCNA.
Kim "desejou que o Ano Novo de 2025 seja registrado como o primeiro ano de vitória no século 21, quando o Exército e o povo russos derrotariam o neonazismo e alcançariam uma grande vitória", disse a KCNA.
Kim e Putin assinaram um tratado de defesa mútua em uma cúpula em junho, que prevê que cada lado preste auxílio ao outro em caso de um ataque armado.
Desde então, a Coreia do Norte enviou dezenas de milhares de soldados para a Rússia para apoiar na guerra contra a Ucrânia, e Seul e Washington afirmaram que mais de mil deles foram mortos ou feridos.
(Reportagem de Hyonhee Shin)