Topo

Carinho demais faz mal: cuidar desta maneira pode até estragar seu carro

Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

30/12/2024 12h00

Muitos adoram proteger os carros com capas. Mas quem diria que, em alguns casos, esse hábito pode acabar virando um "tiro no pé"? Vai depender do material delas e da situação onde serão utilizadas.

No mercado, existem capas automotivas de diferentes tipos e faixas de preço, que variam de cerca de R$ 50 até R$ 400. Elas podem ser feitas de plástico, algodão ou tecido, com algumas opções impermeáveis.

E tem também as capas para uso no interior, como aquelas para cobrir os bancos e o volante. Normalmente quem roda muito com o carro gosta de usá-las para conservar o estado das superfícies por mais tempo. Se não, quem tem um veículo mais velhinho pode, com elas, conseguir dar uma sobrevida aos componentes.

E agora? Como utilizar as capas para proteger o carro e não acabar fazendo o contrário? Alexandre Barros Pinho, proprietário da oficina de funilaria e mecânica WTC Express, comenta mais detalhes sobre a melhor forma de utilizá-las.

  • Capa correta é sempre aquela que tem algum tipo de forração na parte de dentro;
  • Deve-se sempre evitar as que são feitas de plástico;
  • Se as capas forem mais abrasivas, podem, junto de algum tipo de sujeira do carro, causar riscos superficiais ou até manchas na pintura;
  • Além disso, nem ela e nem o carro podem estar molhados na hora da utilização;
  • Também não é uma boa ideia cobrir o carro em garagens subterrâneas úmidas;
  • Em qualquer caso onde há água ou umidade, ficarão confinadas junto do veículo, contribuindo para a formação de mofo, inclusive no interior, além de ferrugem - em períodos mais prolongados;
  • Outro ponto importante é a necessidade de aguardar o carro esfriar para encobri-lo;
  • Além disso, capas de qualidade ajudam a não deixar o interior do carro virar uma estufa quando utilizadas debaixo de sol. Caso contrário, os painéis de plástico e as borrachas geralmente são os que mais sofrem com o Sol. Trincam e ressecam;
  • Quanto às capas de banco e de volante, não devem ser colocadas quando as partes a serem protegidas estiverem sujas por questão de higiene e preservação dos estofamentos;
  • Estar sempre encerado, cristalizado ou vitrificado é tão importante quanto uma boa capa. Tem que fazer periodicamente.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Carinho demais faz mal: cuidar desta maneira pode até estragar seu carro - BOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao BOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Notícias