Botão do pânico? O que acontece ao apertar recurso que chegou aos carros
Você entra em muitos carros modernos e um botão chama a atenção: ele costuma ser vermelho traz a inscrição SOS nele. À primeira vista, parece ser um dispositivo para ser acionado em situações de emergência. Contudo, a não ser que ocorra um acidente, poucos se arriscam a apertar o tal botão para ver o que acontece exatamente.
De fato, adiantamos que ele serve para chamar o serviço de emergência em caso de acidentes envolvendo o carro ou outros veículos. Suas funcionalidades, inclusive, vão muito além desse recurso.
No Brasil o sistema começou na Volvo, mas começou a popularizar e hoje está disponível em modelos mais simples, como Chevrolet Onix.
Como funciona
Ao apertar o botão SOS, o sistema de comunicação do carro vai entrar em contato com uma central de atendimento
A pessoa que atender vai analisar o problema e acionar o serviço adequado, como polícia, bombeiro, ambulância ou mecânico
O equipamento também pode ser acionado automaticamente, em caso de ruptura dos airbags. Um exemplo disso é o BMW Connected Drive
Esses equipamentos também têm acesso à localização exata do carro, inclusive para casos de roubo ou furto
Os assistentes, como o Adventure Intelligence, da Jeep, também oferecem funcionalidades por aplicativos de celular
Pelo telefone é possível saber o nível de combustível, travar e destravar as portas e localizar onde o carro está estacionado
O serviço costuma ter um custo. Para o Onix, por exemplo, a Chevrolet cobra R$ 139,90 por mês para ter a assistência completa
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.