Topo
Notícias

Papa abre "Porta Santa" especial para Jubileu Católico em prisão de Roma

26/12/2024 10h21

Por Joshua McElwee

ROMA (Reuters) - O papa Francisco fez uma visita na quinta-feira a um dos maiores complexos penitenciários da Itália, abrindo uma "Porta Santa" especial para o Ano Santo Católico de 2025, no que o Vaticano disse ser a primeira ação desse tipo realizada por um pontífice católico.

Falando a centenas de detentos, guardas e funcionários da prisão de Rebibbia, nos arredores de Roma, Francisco disse que queria abrir a porta, parte da capela da prisão e uma das cinco únicas que estarão abertas durante o Ano Santo, para mostrar que "a esperança não decepciona".

"Em momentos ruins, todos nós podemos pensar que tudo acabou", afirmou o pontífice. "Não percam a esperança. Esta é a mensagem que eu queria lhes dar. Não percam a esperança."

Francisco abriu o Ano Santo católico, também conhecido como Jubileu, na terça-feira. Um Jubileu católico é considerado um período de paz, perdão e indulto. Esse Jubileu, dedicado ao tema da esperança, se estenderá até 6 de janeiro de 2026.

Os Anos Santos normalmente ocorrem a cada 25 anos e geralmente envolvem a abertura em Roma de quatro "Portas Santas" especiais, que simbolizam a porta da salvação para os católicos. As portas, localizadas nas basílicas papais em Roma, são abertas somente durante os anos do Jubileu.

O Vaticano disse que a abertura da "Porta Santa" na prisão de Rebibbia, em Roma, foi a primeira vez que uma porta desse tipo foi aberta por um papa em uma prisão desde o início da tradição do ano do Jubileu pelo papa Bonifácio 8º em 1300.

Francisco tem demonstrado atenção especial aos encarcerados em seus 11 anos de papado. Ele visita frequentemente as prisões em Roma e em suas viagens ao exterior.

Notícias