Kosovo rejeita a candidatura do principal partido da etnia sérvia
Autoridades eleitorais de Kosovo rejeitaram, nesta segunda-feira (23), a candidatura do maior partido da etnia sérvia nas eleições legislativas de fevereiro, devido aos seus fortes vínculos com Belgrado.
"A recomendação para a certificação da Lista Sérvia (...) não foi aprovada", disse o presidente da Comissão Eleitoral (CEC), Kreshnik Radoniqi.
Esta decisão não é definitiva e o partido pode recorrer.
A Sérvia não reconhece a independência proclamada em 2008 por Kosovo, uma antiga província sérvia habitada majoritariamente por albaneses.
"Não posso levantar a mão e votar a favor de um partido que abertamente não reconhece o Estado de Kosovo", declarou Sami Kurteshi, um dos membros da CEC, que votou contra.
Dos 120 assentos do Parlamento kosovar, dez são reservados à comunidade sérvia e todos estão ocupados atualmente por deputados da Lista Sérvia.
O governo de Kosovo afirma que este partido serve para manter a comunidade sérvia sob o controle de Belgrado.
O primeiro-ministro kosovar, "Albin Kurti, tenta eliminar sua única oposição política", e "quer, com a ajuda de seus aliados", eliminar o povo sérvio" em Kosovo, escreveu no Instagram o presidente sérvio, Aleksandar Vucic.
ih-oz/rus/bds/hgs/mas/mvv
© Agence France-Presse