Voo exclusivo para mulheres pousa pela primeira vez em cidade sagrada iraniana
Uma companhia aérea iraniana organizou um voo exclusivo para mulheres neste domingo (22) e pousou pela primeira vez na cidade sagrada de Mashhad, nordeste do país, informou a imprensa estatal.
O voo da Aseman Airlines, comandado por Shahrzad Shams, uma das primeiras mulheres na função de piloto do Irã, transportou 110 passageiras, segundo a agência oficial de notícias IRNA.
Chamado de voo "Iran Banoo" (Mulher Iraniana), o avião pousou no aeroporto internacional Hasheminejad em Mashhad, a segunda maior cidade do Irã e local do venerado santuário Imam Reza, um dos locais mais sagrados do islã xiita.
"É a primeira vez que um voo exclusivo para mulheres, com passageiras e tripulação feminina, pousa em Mashhad", informou a agência IRNA, sem revelar o local de decolagem.
A viagem a Mashhad coincidiu com o aniversário do nascimento de Fatima al Zahra, filha do profeta Maomé, segundo a IRNA.
A indústria da aviação do Irã registrou algumas mulheres na função de piloto nos últimos anos, mas ainda é algo incomum.
Em outubro de 2019, a piloto Neshat Jahandari e a copiloto Forouz Firouzi se tornaram as primeiras mulheres a comandar um voo comercial na história da República Islâmica.
pdm/mz/smw/mab/mb/fp
© Agence France-Presse