Aeroportos reabrem após ataque de drone ucraniano em Kazan, na Rússia
MOSCOU (Reuters) - O aeroporto na cidade russa de Kazan reabriu neste sábado após fechar temporariamente no início do dia, depois de um ataque de drone ucraniano, informou o órgão regulador da aviação da Rússia.
As agências de notícias estatais russas relataram o ataque de drones a um complexo residencial e outras áreas em Kazan, cerca de 800 km a leste de Moscou.
O Ministério da Defesa disse que a cidade foi atacada por três ondas de drones. Segundo ele, três drones foram destruídos por sistemas de defesa aérea e outros três por sistemas de guerra eletrônica.
Não houve vítimas relatadas, disseram agências, citando autoridades locais. O prefeito de Kazan disse no Telegram que todos os eventos de massa planejados na cidade seriam cancelados no fim de semana e que as autoridades ofereceriam acomodações temporárias aos evacuados.
O canal Baza Telegram, próximo aos serviços de segurança da Rússia, publicou imagens de vídeo não verificadas mostrando um objeto aéreo colidindo com um prédio alto, produzindo uma grande bola de fogo.
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, condenou o ataque, dizendo que a Ucrânia estava "descontando sua raiva impotente por derrotas militares reais na população pacífica da Rússia".
Os aeroportos de Izhevsk, uma cidade menor a nordeste de Kazan, e Saratov, cerca de 650 km ao sul de Kazan, também interromperam temporariamente as chegadas e partidas de voos, informou a agência de vigilância da aviação russa, Rosaviatsia, via Telegram.
As restrições nos aeroportos foram posteriormente suspensas, disse Rosaviatsia.
(Texto de Lucy Papachristou)