Topo
Notícias

Chuva afeta aeroportos e deixa mais de meio milhão sem luz em São Paulo

do UOL

Do UOL, em São Paulo

20/12/2024 16h39Atualizada em 20/12/2024 19h35

A chuva que deixou a cidade de São Paulo em estado de atenção para alagamentos, nesta sexta-feira (20), também afetou voos nos aeroportos de Guarulhos e Congonhas, informou as concessionárias ao UOL.

O que aconteceu

Dez voos foram alternados em meio às chuvas. Foram sete voos afetados no Aeroporto de Guarulhos e outros três em Congonhas. No momento, os dois aeroportos operam normalmente.

Por volta das 19h (horário de Brasília), 469 mil residências estavam sem energia na capital paulista em meio às chuvas. Segundo o mapa de monitoramento da Enel, são 666.735 pontos sem fornecimento em todo o estado nesta sexta. Mais cedo, 425.515 residências tinham sido afetadas na capital e 625.272 no estado, segundo a concessionária de energia. Os números divulgados se referem a unidades consumidoras de energia em residências, ou seja, o número de clientes afetados pode ser maior.

Trânsito também é afetado pelas chuvas na capital. O índice de lentidão na cidade era de 1.030 quilômetros por volta das 19h, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

Toda a cidade de São Paulo entrou em estado de atenção para alagamentos no final da tarde desta sexta. A informação é do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas).

O risco de alagamento acontece em meio ao mau tempo causado por uma frente fria. As chuvas nos municípios de Mairiporã, Jundiaí e Cajamar seguem em direção à zona norte de São Paulo, segundo o órgão municipal.

Essas chuvas devem se espalhar por toda a capital paulista rapidamente. Há previsão de queda de granizo, formação de alagamentos e rajadas de vento.

O CGE também cita a possibilidade de deslizamentos de terra em áreas de risco. "As próximas horas seguem com tempo instável", informou o órgão.

Medidas simples podem amenizar as consequências dos alagamentos: Evite transitar em ruas alagadas; não enfrente correntezas durante inundações; fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda; mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios; planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas.

Corpo de Bombeiros recebeu 89 chamados para queda de árvores em São Paulo e região metropolitana. Todas as ocorrências sem vítimas.

A chuva também atinge municípios da região metropolitana com rajadas de vento, granizo e raios. Segundo a Defesa Civil de SP, as chuvas mais fortes acontecem nas regiões de Campinas e São Carlos.

Previsão para o final de semana

Sábado (21) deve ter tempo instável e chuvoso durante o dia, segundo o CGE. As instabilidades deverão ter intensidade moderada a forte, principalmente durante a tarde.

As temperaturas variam entre 20°C na madrugada e a máxima não deve superar os 25°C.

No domingo (22), a frente fria se afasta do litoral paulista, mas o vento predominante de sul/sudeste mantém o céu com muitas nuvens e umidade elevada. O risco de novos temporais diminui, com previsão apenas de pancadas isoladas de chuva entre o final da manhã e o início da tarde, porém com baixo risco de formação de alagamentos. As temperaturas devem registrar mínima de 20°C na madrugada e a máxima por volta dos 25°C no período da tarde.

Notícias