Topo
Notícias

Josias: Espanta que apenas 52% achem que Bolsonaro tentou dar golpe

do UOL

Do UOL, em São Paulo

18/12/2024 12h24

O colunista Josias de Souza considera "espantoso" apenas 52% da população brasileira achar que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tentou dar o golpe de Estado em 2023. A avaliação do jornalista foi feita no UOL News, do Canal UOL, nesta quarta-feira (18).

Espanta que seja de apenas 52%. É a maioria da sociedade?! Não há dúvida, mas para mim é pouco. Josias de Souza, colunista do UOL.

Segundo a pesquisa Datafolha, divulgada pelo jorna Folha de S.Paulo na manhã de hoje, 52% dos entrevistados acreditam que o ex-presidente participou do ato golpista, ante 39% que não acreditam na hipótese e 7% que dizem não saber. O instituto ouviu 2.002 eleitores sobre o tema nos dias 12 e 13 de dezembro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

Em novembro, a PF (Polícia Federal) indiciou Bolsonaro e mais 36 pessoas no inquérito que investiga a suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. O ex-presidente é suspeito dos crimes de golpe de Estado, abolição violenta do Estado democrático de Direito e organização criminosa.

No sábado (14), o general Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa e da Casa Civil e ex-candidato a vice de Bolsonaro, foi preso em sua casa, em Copacabana, zona sul do Rio, sob a acusação de obstrução da Justiça. Ele é suspeito de ter coordenado o grupo que planejou a intervenção militar.

Desde então, nós tivemos um avanço das investigações, tivemos a conclusão, o envio ao Supremo Tribunal Federal de um relatório final da Polícia Federal, já esmiuçado nos meios de comunicação.

Diante da avalanche de informações sobre a clareza do que ocorreu no Brasil, ficou claro, de fato, como água de bica, essa tentativa do Bolsonaro de subverter a democracia brasileira, mas estamos aí com a maioria do eleitorado do lado do óbvio. Mas tem muita gente ainda tropeçando.

Isso aumenta a responsabilidade de quem lida com comunicação no Brasil e aumenta muito a responsabilidade das autoridades que estão envolvidas na apuração, na formatação da denúncia, os cuidados que estão agora ao lado da Procuradoria-Geral da República e sobretudo naquelas autoridades que se ocupam de julgamento desse e de outros processos. Josias de Souza, colunista do UOL

PF investiga duas linhas de frente sobre tentativa golpe

  • A primeira foca na participação de militantes extremistas, apoiadores e financiadores dos ataques aos prédios dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro de 2023.
  • A segunda linha de apuração mira políticos e aliados do ex-presidente Bolsonaro. Até o momento, os trabalhos resultaram na prisão de ex-assessores do ex-presidente, além de integrantes das Forças Armadas.

Antes da prisão de tenente-coronel Mauro Cid e de Braga Netto, outro general do Exército, três membros das Forças Especiais —conhecidos como "kids pretos"— e um policial federal foram detidos em novembro, sob a acusação de planejarem um golpe para impedir a posse de Lula e restringir o funcionamento do Poder Judiciário.

A operação que levou a essas prisões recebeu o nome de Operação Contragolpe e revelou o plano Punhal Verde e Amarelo, que previa assassinato do presidente Lula, do vice Geraldo Alckmin e do ministro do STF Alexandre de Moraes.

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 17h, com Diego Sarza. Aos sábados, o programa é exibido às 11h e 17h, e aos domingos, às 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal 2074) e no UOL Play.

Veja a íntegra do programa

Notícias