Diretores de penitenciária onde 16 fugiram na Bahia são afastados
A diretora, o diretor-adjunto e o coordenador de segurança do Conjunto Penal de Eunápolis (BA) foram afastados por 30 dias de seus cargos após a fuga de 16 detentos na última quinta-feira (12).
A informação foi compartilhada pelo secretário José Carlos Souto de Castro Filho, titular da Seap (Secretaria de Administração Penitenciária), nas redes sociais, neste sábado (14).
O que aconteceu
No vídeo, feito de madrugada, José Carlos Souto de Castro Filho afirma que, assim que foi informado da fuga, determinou instauração de sindicância para apurar o que aconteceu. Ele estava em Brasília e foi para Eunápolis, a 522 km de Salvador, acompanhar a situação de perto. A equipe nomeada para a apuração tem pelo menos 30 dias para apresentar um relatório.
"Determinei a intervenção imediata na unidade prisional e, para termos uma imparcialidade no restabelecimento dos procedimentos operacionais, afastei a diretora, o diretor-adjunto e o coordenador de segurança da unidade", disse. A decisão foi divulgada no Diário Oficial (DO) do Estado neste sábado (14).
O interventor da unidade é o policial penal José Magno Alves Pinto. Os outros dois integrantes da diretoria provisória não tiveram os nomes divulgados na portaria. Os nomes dos servidores também não foram publicados, apenas o número de matrícula.
Homens armados invadiram a prisão por volta das 23h de quinta-feira. Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária, ocorreu "troca intensa de tiros" e a polícia foi chamada, mas não chegou a tempo.
Os 16 fugitivos estavam em duas celas diferentes, abertas pelos homens armados. A Seap não informou se algum agente penal ficou ferido na ofensiva. Também não há dados sobre quantas pessoas teriam invadido o local. Ninguém foi recapturado até o momento.
Segurança do acesso à penitenciária é feita por empresa privada. A Reviver, que se apresenta como "empresa privada especializada em administração prisional", gere o local junto à Seap desde 2012. O UOL buscou a Reviver desde a fuga para saber se há um balanço do número de presos no local e aguarda retorno sobre o assunto.
Quem são os fugitivos
- Romildo Pereira dos Santos
- Valtinei dos Santos Lima
- Sirlon Riserio Dias Silva
- Mateus de Amaral Oliveira
- Geifson de Jesus Souza
- Ednaldo Pereira Souza
- Anderson de Oliveira Lima
- Altieri Amaral de Araújo
- Anailton Souza Santos
- Fernandes Pereira Queiroz
- Giliard da Silva Moura
- Rubens Lourenço dos Santos
- Thiago Almeida Ribeiro
- Idario Silva Dias
- Isaac Silva Ferreira
- William Ferreira Miranda