Governo Lula é bem avaliado por 34%, mesma parcela que o avalia negativamente
Por Maria Carolina Marcello
BRASÍLIA (Reuters) - O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é considerado ótimo ou bom por 34% dos brasileiros, mostrou nesta sexta-feira pesquisa Ipec, que apurou o mesmo percentual entre os que avaliam a administração petista como ruim ou péssima.
Ainda de acordo com a pesquisa, outros 30% consideram o governo regular e 2% não souberam ou preferiram não opinar. A avaliação positiva oscilou dentro da margem de erro, que é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos
Na última rodada do instituto, em setembro, o governo era avaliado como ótimo ou bom por 35% e ruim ou péssimo por 34%, enquanto a avaliação regular foi apontada por 28% dos entrevistados.
A pesquisa foi realizada entre os dias 5 e 10 de dezembro, captando ao menos parte do impacto inicial de notícias sobre a saúde do presidente. Lula foi submetido a uma cirurgia em São Paulo para drenar um hematoma no crânio justamente na madrugada do dia 10.
Quando os entrevistados -- 2 mil pessoas com mais de 16 anos -- foram questionados sobre a maneira de governar de Lula, 47% responderam que aprovam o trabalho, ao passo que 46% o desaprovam. Outros 7% preferiram ou não souberam responder. As variações também ficaram dentro da margem de erro, já que em setembro a maneira de governar de Lula era aprovada por 49% e desaprovada por 45%.
Não houve alteração no levantamento sobre a confiança no presidente, sendo registrados os mesmos 52% de setembro que disseram não confiar em Lula e 45% que disseram confiar.