Topo
Notícias

Obras em estrada do México revelam pirâmide com mais de 500 anos

Pirâmide encontrada no México - CINAH/Hidalgo
Pirâmide encontrada no México Imagem: CINAH/Hidalgo
do UOL

Colaboração para Internacional, em São Paulo

12/12/2024 16h38

O estado de Hidalgo no México agora é detentor de uma pirâmide histórica. A imponente estrutura foi encontrada durante obras de expansão de uma estrada federal na cidade de Pachuca-Juejutla.

O que aconteceu

Uma base piramidal foi descoberta no sítio arqueológico de San Miguel em junho de 2024. O Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) foi acionado pelo governo mexicano para fazer um estudo arqueológico no patrimônio.

Segundo os especialistas, a pirâmide foi levantada entre os período pré-hispânico (650-950 d.C.) e pós-clássico tardio (1350-1519 d.C.). O local contém cinco setores e pelo menos 10 túmulos arqueológicos.

No local, os pesquisadores encontraram 155 amostras de materiais, como carvão, pisos de cal, cerâmica e terras. Tudo será analisado em laboratório para coleta de dados arqueométricos.

As revelações geradas pelo estudo arqueológico servirão para compreensão da ocupação humana na região da Serra de Hidalgo, principalmente na zona da Barranca de Metztitlán. Os pesquisadores investigam se as primeiras civilizações podem ter surgido exatamente nesse local há 14 mil anos.

Os resultados da pesquisa estão sendo compartilhados por instituições de ensino do México. O objetivo é promover a conscientização sobre a preservação do patrimônio arqueológico.

Notícias