A frase 'não tô nem aí' será a marca da gestão do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou o colunista Tales Faria no UOL News, do Canal UOL, desta quarta-feira (4).
A expressão foi usada pelo governador em março deste ano, ao minimizar casos de violência policial denunciados à ONU. A fala ganhou evidência novamente novamente na terça-feira (3), quando Tarcísio afirmou que os recentes episódios de letalidade e abuso por parte de policiais militares paulistas serão investigados e os agentes envolvidos "rigorosamente punidos".
O governador deu o aval a essa política no início do governo, lá quando começou aquela matança na Baixada Santista, que ele disse: 'olha, podem procurar a ONU, podem procurar a Liga da Justiça, podem ir para o raio que o parta, porque não tô nem aí'. Essa é a frase que vai marcar o governo Tarcísio na área de segurança.
Tales Faria, colunista do UOL
Para Tales, Tarcísio de Freitas vai manter o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, no cargo por questões políticas.
Olha, o governador está atado ao Derrite, Não vai afastar o Derrite. O Derrite foi uma indicação do núcleo bolsonarista, inclusive do próprio Bolsonaro, para essa função, para marcar o governo como um governo umbilicalmente ligado ao bolsonarismo, naquilo que é mais caro ao Bolsonaro, que é a política de bandido bom é bandido morto.
Tales Faria, colunista do UOL
Segundo o colunista, o governador "deu aval para as atitudes do secretário".
O Derrite não está fazendo nada diferente do que não tenha combinado com o Tarcísio de Freitas e não vai ser afastado. Porque se for afastado, será uma crise do Tarcísio com o Bolsonaro. E ele não vai comprar essa crise.
Então, essa questão é uma questão vencida para o Tarcísio. Ele vai tentar dar um jeitinho. Por quê? Porque ele precisa desse jeitinho para manter a fama dele de bolsonarista moderado.
Ele vai tentar chegar a um termo combinado com o Derrite. 'Vamos diminuir um pouco aí, vamos evitar que a polícia continue jogando gente das pontes, vamos evitar tantas mortes, tantos confrontos diretos'.
Mas não vai mudar na essência, de forma alguma, porque ele deu o aval pessoal a isso lá quando disse, 'não estou nem aí'. É isso que disse o próprio governador. Agora não tem mais jeito. É a política dele, não tem mais jeito. Vai ser, e o Derrite é esse homem, esse homem da política.
Tales Faria, colunista do UOL
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.
Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h. Aos sábados às 11h e 17h, e aos domingos às 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64) e no UOL Play.
Veja a íntegra do programa: