Topo
Notícias

Pix supera dinheiro como forma de pagamento preferida do brasileiro, diz BC

Cris Faga/Dragonfly Press
Imagem: Cris Faga/Dragonfly Press
do UOL

Alexandre Novais Garcia

Do UOL, em São Paulo (SP)

04/12/2024 09h18

O Pix, meio de transferências instantâneas criado pelo BC (Banco Central) há quatro anos, superou o dinheiro como forma de pagamento mais utilizada pelos brasileiros. A informação faz parte da pesquisa "O brasileiro e sua relação com o dinheiro", divulgada nesta quarta-feira (4) pela autoridade monetária.

O que aconteceu

Pix se consolida como meio de pagamento preferido do brasileiro. Segundo levantamento do BC, o meio de pagamento instantâneo é usado por 76,4% da população. Além disso, é a opção utilizada com maior frequência para 46% dos consumidores.

Meio de pagamento era novidade na última edição da pesquisa. Na apuração realizada pela autarquia em 2021, o Pix era utilizado por 46% da população e citado como o mais frequente por apenas 17% dos entrevistados.

Dinheiro em espécie ainda se faz presente na vida dos brasileiros. O estudo mostra que as cédulas e moedas perderam o topo do ranking, mas ainda são utilizadas por 68,9% da população, queda de 14,7 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior.

Cédulas e moedas são mais frequentes na população de menor renda. A pesquisa mostra o dinheiro em espécie como meio de pagamento para 75% das pessoas que recebem até dois salários mínimos. Entre aqueles com que ganham entre dois e cinco salários mínimos, o percentual é de 69%.

Uso do dinheiro físico também é ligeiramente maior entre os idosos. Conforme o levantamento, 72,7% das pessoas que têm 60 anos ou mais o utilizam; esse percentual cai para 68,6% entre aqueles que estão entre 16 e 24 anos.

Pesquisa ouviu 2.000 pessoas entre 28 de maio e 1º de julho de 2024. Entre os entrevistados, 1.000 compõem o público específico de caixas de estabelecimentos comerciais. O nível de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é de 3,1 pontos percentuais.

Notícias