Topo
Notícias

'Fora da realidade', diz professora sobre vídeo divulgado pela Marinha

do UOL

Do UOL, em São Paulo

02/12/2024 12h26

O vídeo divulgado pela Marinha no fim de semana está completamente fora da realidade, desrespeita o povo brasileiro e revela os valores reacionários que a corporação ainda conserva, afirmou Carla Teixeira, professora de História da UFU (Universidade Federal Uberlândia), em entrevista ao UOL News nesta segunda-feira (2).

É no mínimo patético, para dizer o começo de conversa. [A gravação sugere] Que a Marinha está totalmente fora da realidade do que é a vida do povo brasileiro. Carla Teixeira, professora de História da UFU

Três dias após o anúncio de cortes nas despesas das Forças Armadas e outros setores do governo, incluindo a retirada de benefícios considerados "privilégios", um vídeo da Marinha para incentivar jovens a ingressarem na carreira questionou se a vida militar tem "privilégios".

Na gravação, um jovem militar pergunta: "Privilégios? Vem pra Marinha". O vídeo de 1 minuto e 16 segundos compara as atividades de jovens que atuam na Marinha e dos que estão fora das Forças Armadas. As imagens celebram o Dia do Marinheiro, comemorado apenas no próximo dia 13.

Fiquei pensando que o vídeo deveria mostrar o trabalhador que fica horas no transporte público para chegar no trabalho, ou as longas filas de espera nos hospitais para atendimentos médicos básicos, ou então a dificuldade que é o ensino público, escolas com condições materiais muito deterioradas, enfim...

E vale lembrar, eu acho que dá também o aspecto mais importante da história do Brasil quando se trata de revoltas nas forças, a Revolta da Chibata [um motim organizado pelos soldados da Marinha brasileira em 1910] que teve o João Cândido como um grande ícone, e que recentemente o comandante da Marinha, o comandante Almirante Olsen, fez uma crítica ao fato do João Cândido ter sido elevado a um dos heróis do estado do Rio de Janeiro, um dos heróis da pátria. Eu acho que isso demonstra o quanto essa força é deslocada da realidade brasileira e ainda conserva valores reacionários, golpistas, que se traduz nesse vídeo, que é patético, que desrespeita o povo brasileiro. Carla Teixeira, professora de História da UFU

Corte de despesas

Na véspera da divulgação do vídeo, os comandantes militares da Marinha, Exército e Aeronáutica, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniram para discutir a "tesourada" de R$ 2 bilhões nas Forças Armadas. As mudanças fazem parte de um pacote de corte de gastos em todo o governo anunciado na quinta-feira (28), em que o Ministério da Fazenda pretende economizar R$ 70 bilhões.

Segundo o UOL apurou, os comandantes Marcos Olsen (Marinha), Tomás Paiva (Exército) e Marcelo Damasceno (Aeronáutica) disseram ao presidente que precisam discutir a definição da idade mínima e que concordam com quase todas as mudanças propostas pelo Ministério da Fazenda. São elas:

  • Definição de idade mínima para poder entrar na reserva remunerada;
  • fim do pagamento de pensão a familiares de militares expulsos das Forças;
  • contribuição de 3,5% do salário para o Fundo de Saúde;
  • fim da transferência de pensão para dependentes.

Demissão de Múcio

Para a professora, os militares dão demonstração de que não há interesse no corte de gastos e sugeriu a exoneração do Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro.

Mas a gente sabe muito bem que para alguns grupos, porque os militares eles são um instrumento de poder da burguesia, a gente vive num estado capitalista. Talvez não interesse uma mudança. Talvez, seja interessante manter como está.

Eu acho que deveria começar demitindo o Múcio, porque ele está ali para representar o interesse dos militares junto ao governo. Eu não acho que seria possível qualquer mudança eficiente com o Múcio. O Lula não comanda as Forças Armadas nesse sentido. Eu acho que as mudanças são muito tímidas, né, Fabíola? O que a gente percebe é que esse pacote do Haddad foi apresentado como algo bom, mas quando a gente pensa no que é bom para classe trabalhadora. Carla Teixeira, professora da UFU

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h. Aos sábados às 11h e 17h, e aos domingos às 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64) e no UOL Play.

Veja a íntegra do programa:

Notícias