Topo
Notícias

Sakamoto: Bolsonaro é cara de pau ao falar que combateu a corrupção

do UOL

Colaboração para o UOL

27/11/2024 18h07

O ex-presidente da República Jair Bolsonaro é cara de pau ao dizer que defende o combate à corrupção, afirmou o colunista Leonardo Sakamoto no UOL News desta quarta (27).

Bolsonaro havia falado que ele havia enterrado a Lava Jato, porque no governo dele não tinha mais corrupção. A gente vê agora que tinha corrupção até no momento de surrupiar joias doadas por ditaduras árabes e vendê-las no exterior para tentar mantê-lo enquanto ele estava refugiado lá na Flórida esperando os desdobramentos do golpe de Estado no Brasil.

Ou seja, é na verdade uma cara de pau muito grande. Por fora: 'estamos combatendo a corrupção, somos o governo que mais combateu a corrupção'. Na prática, o que temos é movimentação interna e uma tentativa de acabar com a força investigativa da polícia.
Leonardo Sakamoto, colunista do UOL

O deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), sugeriu a Bolsonaro interferir na PF para restringir a atuação funcional de delegados da corporação em inquéritos que tramitam no Supremo Tribunal Federal. Na visão de Sakamoto, isso mostra que o governo de Bolsonaro não estava comprometido com o combate à corrupção.

O deputado Alexandre Ramagem - que é um dos indiciados pela tentativa de golpe de Estado, abolição do Estado Democrático de Direito e organização criminosa, com Jair Bolsonaro, entre outros - ele, na verdade, faz até um favor para a gente ao colocar isso nesses termos de uma forma tão clara no meio do relatório. Porque o presidente Jair Bolsonaro tem tentado, com todas as forças, ele e seus aliados próximos, dizer que outros governos, como os governos do PT, governos que vieram antes, que lutavam contra o combate à corrupção, e que o governo dele era o governo que mais tinha combatido a corrupção na história.

E a gente vê que a base do combate à corrupção, - pelo menos que vem sendo o combate à corrupção -, que são os agentes, os delegados da Polícia Federal, na verdade o Ramagem, que era um dos homens fortes, era diretor da ABIN sob Bolsonaro, era uma pessoa que era o conselheiro de Bolsonaro, ele queria que o Bolsonaro tirasse poder da Polícia Federal, ou seja, reduzisse a capacidade da Polícia Federal de investigar crimes, entre eles crimes de corrupção.
Leonardo Sakamoto, colunista do UOL

Veja a íntegra do UOL News:

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h. Aos sábados às 11h e 17h, e aos domingos às 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64) e no UOL Play.

Notícias