Motorista do ônibus que caiu em Alagoas relatou falha no freio, diz viúva
O motorista do ônibus que despencou da Serra da Barriga, no interior do Alagoas, se queixou de problemas mecânicos no dia do acidente, contou a viúva dele.
O que aconteceu
Luciano de Queiroz Araújo relatou que veículo estava com defeito no freio. Ele dirigia o ônibus de turismo que caiu em uma ribanceira no domingo (24). A Polícia Civil já sabe que ele perdeu o controle do veículo, mas ainda investiga as circunstâncias do acidente.
Viúva pediu que marido não fizesse viagem. "Ele disse 'Esse ônibus não vai subir [a Serra da Barriga]', e eu disse 'Não vá, não'. Mas ele disse que tinha que ir para ganhar o pão de cada dia", contou Maria das Graças Queiroz da Silva em entrevista à GazetaNews.
Casal viajaria até São Paulo para o casamento da filha. "As malas já estão aí, arrumadas, e aconteceu uma tragédia dessa", lamentou Maria. "Ele foi um marido e um pai maravilhoso. Nunca deixou faltar nada para as filhas nem para mim".
Ele comprou o terno para entrar na igreja com a filha e hoje está nesse caixão. Eu não estou acreditando.
Maria das Graças Queiroz da Silva
O que se sabe
Turistas estavam a caminho do memorial Quilombo dos Palmares para participar do projeto Pôr do Sol Cultural quando ônibus despencou em uma ribanceira. Das 48 pessoas a bordo, 18 morreram, incluindo o motorista Luciano.
Outras 30 vítimas se recuperam em hospitais da região. A rede hospitalar de Alagoas foi mobilizada para dar suporte às vítimas, segundo informações do governo estadual e do prefeito de União dos Palmares. Uma das pessoas socorridas é uma gestante que entrou em trabalho de parto após o acidente.
Ônibus estava com todas as vistorias em dia. O veículo passou por inspeção recente, "realizada poucos dias antes do ocorrido", informou a prefeitura de União dos Palmares. Em nota, a prefeitura disse ainda que "todas as circunstâncias do ocorrido estão sendo rigorosamente investigadas, para que as responsabilidades sejam devidamente esclarecidas".
Ministério Público vai investigar uso de ônibus escolar para passeio no fim de semana. O promotor Lucas Sachsida diz que um dos focos da investigação é saber a finalidade do uso desse tipo de veículo para transporte de pessoas a um passeio para ver o pôr do sol na região. O MPAL também pediu à Prefeitura de União dos Palmares a comprovação da inspeção semestral exigida pelo Código de Trânsito Brasileiro.