Dinamarca devolverá escultura de bronze à Turquia
A cabeça de bronze do imperador romano Septímio Severo será devolvida à Turquia, anunciou nesta terça-feira (26) o museu dinamarquês onde estava exposta, após uma disputa que se arrastava desde o ano passado.
"A Gliptoteca decidiu a favor do pedido da Turquia para a restituição do antigo retrato de bronze", indicou a instituição cultural em comunicado.
Há quase dois anos, uma estátua sem cabeça do imperador romano Septímio Severo (145-211) foi devolvida à Turquia após décadas nos Estados Unidos, em uma coleção particular que emprestou-a ao Metropolitan Museum of Art de Nova York.
A obra já havia sido anteriormente associada ao bronze da Gliptoteca, que entrou nas coleções do museu em 1970 sem informações sobre sua origem exata.
Em 1979, um ex-curador da instituição estimou que as duas estátuas eram iguais. Ambas foram reunidas durante uma exposição e medidas pela arqueóloga turca Jale Inan.
Com estes argumentos, a embaixada turca na Dinamarca solicitou formalmente a restituição do bronze em maio de 2023, um pedido que foi inicialmente recebido com ceticismo.
Por fim, a correspondência entre as duas peças não pôde ser estabelecida com certeza, mas o museu determinou que o bronze veio de Boubon, um sítio arqueológico romano na Ásia Menor, na região histórica da Lícia, atual costa mediterrânea da Turquia.
"Artefatos arqueológicos únicos de Boubon foram vendidos ilegalmente a colecionadores e museus de todo o mundo. Nos últimos anos, um grande número dessas peças foi devolvido. Estes fatores contribuíram para nossa decisão de aceitar o pedido de restituição da Turquia", disse a diretora do museu, Gertrud Hvidberg Hansen, em comunicado.
cbw/ef/mab/mb/yr/aa
© Agence France-Presse