O primeiro carro de passeio nacional com turbo de fábrica foi o lendário Fiat Uno Turbo, apresentado há 30 anos como um legítimo esportivo. Seu pequeno motor de apenas 1,4 litro era mais veloz das acelerações e retomadas que qualquer outro esportivo nacional da época.
Meses depois, o Tempra também ganhou o "caracol", apelido do turbo devido ao seu formato. Aliás, quem não se lembra do desenho animado "Turbo", onde o protagonista era um caracol?
Pois bem, se antes o turbo estava relacionado a carros com alto desempenho, hoje ele é tão comum que equipa até mesmo modelos de entrada do nosso mercado sem nenhuma pretensão esportiva.
No vídeo dessa semana mostro de maneira prática e simples como é o funcionamento dessa maravilha que consegue deixar qualquer motor mais esperto.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.