PMs são suspeitos de cobrar propina em dinheiro, frutas e cerveja no RJ
Uma operação da Polícia Militar busca PMs suspeitos de cobrarem propina de comerciantes no bairro de Miguel Couto, em Nova Iguaçu (RJ).
O que aconteceu
Mandados de prisão foram emitidos para 22 policiais militares suspeitos de participar da organização criminosa. A descoberta se deu após uma das vítimas denunciar a ação à Corregedoria. A operação cumpre mandados contra policiais do 20º BPM nesta quinta-feira (7).
20 pessoas foram presas até o meio da manhã, segundo a PMERJ. Além de pedir propinas dos vendedores, os policiais são suspeitos de burlar o uso das câmeras corporais para não identificar o crime.
"Tour da propina" era feita todas as sextas, informou o Ministério Público. A ação dos policiais foi monitorada após a denúncia e equipes do Ministério Público identificaram que eles tinham o mesmo modus operandi: paravam por poucos minutos nos comércios, recolhendo o dinheiro e indo embora em seguida.
Pelo menos 54 vítimas foram identificadas. Entre eles estavam donos de ferros-velhos, galpões de reciclagem, lojas de construção e distribuidoras de gás.
Além de dinheiro, PMs também foram flagrados levando engradados de cervejas e frutas das vítimas. Os nomes dos suspeitos não foram divulgados pela polícia, nem o balanço de quantos foram presos até o momento.