Telefônica Brasil mantém conversas com Desktop, diz presidente
SÃO PAULO (Reuters) - A Telefônica Brasil segue em discussões com a Desktop sobre uma eventual transação com a operadora de banda larga, mas tem avaliado questões que incluem níveis de sobreposição de rede, disse o presidente-executivo da companhia, Christian Gebara, nesta quarta-feira.
"Comentamos anteriormente que estávamos em conversas com eles e isso continua sendo a situação", afirmou o executivo em entrevista a jornalistas após a Telefônica Brasil divulgar resultado de terceiro trimestre na noite da véspera.
Segundo Gebara, a Desktop tem serviços concentrados no Estado de São Paulo, maior mercado da Telefônica Brasil, e tem índices "operacionais e financeiros de constante crescimento". "Mas precisamos analisar várias outras questões como a sobreposição de rede", afirmou.
Questionado sobre movimentos de fusões e aquisições no fragmentado mercado de banda larga do Brasil, Gebara afirmou que é "natural" uma tendência de consolidação do segmento, mas que a Telefônica Brasil "até agora não encontrou nenhuma".
Em maio, a Telefônica Brasil e a Desktop anunciaram que estavam analisando uma "potencial operação".
Já sobre um eventual impacto da eleição presidencial nos Estados Unidos, que tem potencial de elevar a cotação do dólar e influenciar na inflação brasileira, Gebara afirmou que "não tem nenhum impacto, zero (efeito) na operação".
"A participação do que é dolarizado em equipamento (de rede) é muito pequena e muitas vezes temos proteção cambial. A remuneração do acionistas está 100% atrelada ao nosso lucro e nosso nível de endividamento é baixíssimo", afirmou o executivo.
O presidente da Telefônica Brasil citou, porém, que a empresa deverá repassar eventuais aumentos de custos de aparelhos celulares aos consumidores como consequência de possíveis elevações de preços.
(Por Alberto Alerigi Jr.)