Topo
Notícias

Hezbollah lança 120 mísseis a partir do Líbano visando base militar ao sul de Tel Aviv

06.nov.2024 - Fumaça sobe do local de um ataque aéreo israelense que teve como alvo um bairro nos subúrbios ao sul de Beirute - AFP
06.nov.2024 - Fumaça sobe do local de um ataque aéreo israelense que teve como alvo um bairro nos subúrbios ao sul de Beirute Imagem: AFP

RFI

06/11/2024 13h35

Cerca de 120 projéteis disparados na quarta-feira (6) pelo Hezbollah a partir do Líbano cruzaram a fronteira com o território israelense, anunciou o exército israelense, sem informar quantos caíram no país ou quantos foram interceptados. O movimento pró-iraniano alegou ter como alvo uma base militar próxima ao aeroporto Ben-Gurion, ao sul de Tel Aviv, onde o tráfego não foi afetado.

Às 16h horas locais, "cerca de 120 projéteis disparados pela organização terrorista Hezbollah cruzaram a fronteira do Líbano para Israel", disse o exército em um comunicado, enquanto um jornalista da AFP em Tel Aviv informou ter ouvido o som de interceptações de defesa aérea depois que as sirenes de alerta de mísseis dispararam mais tarde na cidade costeira.

O novo líder do Hezbollah, Naim Qassem, declarou na quarta-feira que tinha milhares de combatentes prontos para enfrentar o exército israelense e advertiu que nenhum lugar em Israel estava a salvo dos mísseis e drones do movimento pró-iraniano.

Pouco depois da transmissão de um discurso pré-gravado de Naim Qassem, ataques israelenses tiveram como alvo os subúrbios do sul de Beirute, onde seu antecessor Hassan Nasrallah foi morto em um ataque em 27 de setembro. O movimento pró-iraniano alegou ter como alvo uma base militar próxima ao aeroporto Ben-Gurion, ao sul de Tel Aviv, onde o tráfego não foi afetado.

"Temos dezenas de milhares de combatentes da resistência treinados que podem enfrentar e permanecer firmes" contra Israel, disse Qassem em um discurso que marcou os 40 dias desde o assassinato de Nasrallah.

O exército israelense vem realizando uma campanha de ataques intensos contra o Líbano desde 23 de setembro, tendo como alvo principalmente as fortalezas do Hezbollah, e lançou uma ofensiva terrestre em 30 de setembro.

O Hezbollah alega que seus homens estão repelindo as incursões israelenses nas áreas de fronteira e afirma lançar foguetes, mísseis e drones no território israelense diariamente.

"Israel gritará (de dor) sob os mísseis e drones, nenhuma parte da entidade israelense é inacessível aos nossos drones e mísseis", alertou o chefe do grupo, cujos vários líderes foram mortos por Israel.

Notícias