Fiat divulga preços e consumo de Pulse e Fastback com motor híbrido flex
A Fiat revelou nesta quarta-feira (6), durante evento em Campinas (SP), os preços e os detalhes dos primeiros carros da marca italiana equipados com tecnologia de propulsão híbrida flex.
Conforme a montadora já havia divulgado em outubro, coube à dupla Pulse e Fastback a primazia de estrear, na linha 2025, o sistema Fiat Bio-Hybrid, que combina nos SUVs compactos o conhecido motor 1.0 turbo flex T200 com transmissão CVT, um pequeno motor-gerador e baterias de íons de lítio.
O objetivo da novidade é reduzir o consumo de combustível e as emissões de poluentes e, com isso, atender as normas de emissões mais rígidas do Poconve P8, que entra em vigor no início de 2025 no Brasil, e atingir as metas de eficiência energética do programa do governo federal Mover, que estipula as diretrizes futuras da indústria automotiva brasileira.
Conforme a Fiat, essa redução no consumo chega com foco no custo-benefício. A propulsão híbrida chega exclusivamente nas versões intermediárias Audace e Impetus de Pulse e Fastback. Confira os preços, que ficaram R$ 2.000 mais caros do que as versões anteriores, sem motorização híbrida, que deixam de ser oferecidas:
Fiat Pulse Audace T200 Hybrid - R$ 125.990
Principais itens de série: cor exclusiva Azul Amalfi, central multimídia de 10,1 polegadas, banco traseiro bipartido, câmera de ré, sensores traseiros de estacionamento, chave presencial, botão de partida, partida remota, carregador de celular por indução, rodas de liga leve de 16 polegadas e volante revestido de couro.
Fiat Pulse Impetus T200 Hybrid - R$ 140.990
Principais itens de série: todos os equipamentos da versão Audace T200 Hybrid mais painel digital de 7 polegadas, sensores de estacionamento dianteiros, assistente de permanência em faixa, frenagem autônoma de emergência, faróis de neblina, luz no retrovisor interno, retrovisores externos com rebatimento elétrico e função tilt down, detecção de chuva, retrovisor interno fotocrômico, farol alto automático, rodas de liga leve de 17 polegadas, bancos de couro e teto bicolor.
Fiat Fastback Audace T200 Hybrid - R$ 151.990
Principais itens de série: cor exclusiva Azul Amalfi, central multimídia de 10,1 polegadas, assistente de permanência em faixa, frenagem autônoma de emergência, detecção de chuva, retrovisor interno fotocrômico, farol alto automâtico, câmera de ré, sensores traseiros de estacionamento, chave presencial, botão de partida, partida remota, carregador de celular por indução e rodas de liga leve de 17 polegadas.
Fiat Fastback Impetus T200 Hybrid - R$ 161.990
Principais itens de série: todos os equipamentos da versão Audace T200 Hybrid mais painel digital de 7 polegadas, sensores de estacionamento dianteiros, faróis de neblina, luz no retrovisor interno, retrovisores externos com rebatimento elétrico e função tilt down, rodas de liga leve de 18 polegadas, bancos de couro e teto bicolor.
Outras novidades para Pulse e Fastback
Além da nova motorização, Pulse e Fastback ganharam interface no painel digital de 7 polegadas que demonstra o funcionamento do sistema híbrido na versão Impetus - que também conta com teto bicolor de série.
Além disso, a dupla passa a trazer central multimídia de 10,1 polegadas desde a configuração Audace.
Por fim, Pulse e Fastback híbridos flex receberam a opção exclusiva de cor Azul Amalfi.
De resto, os dois SUVs mantêm visual e lista de equipamentos inalterados em relação à linha 2024.
Como é a tecnologia Bio-Hybrid
A tecnologia Bio-Hybrid que equipa Pulse e Fastback traz redução entre 10% e 12% no consumo e de 15% nas emissões, em média, de acordo com o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).
É a mais acessível das quatro plataformas de eletrificação desenvolvidas pela Stellantis, dona da Fiat, para os veículos da empresa comercializados no Brasil e na região durante os próximos anos.
Para introdução dessas tecnologias, além do desenvolvimento e lançamento de 40 novos produtos, a Stellantis anunciou investimento de R$ 32 bilhões no Brasil e na Argentina entre 2025 e 2030, que prevê oito sistemas de propulsão inéditos.
A nova motorização T200 Hybrid introduzida na gama de Pulse e Fastback é um sistema híbrido leve, que combina propulsão a combustão com uma máquina elétrica - no caso, uma unidade multifuncional de 3 kW de potência, que reúne as funções de motor de partida, alternador, unidade auxiliar de propulsão e sistema start-stop em uma única peça.
Para redução de custos, esse motor é acoplado ao sistema elétrico de 12 volts utilizado em carros convencionais - outros híbridos leves utilizam uma tensão de 48 volts, paralelamente à de 12 volts.
No Pulse e no Fastback, o motor elétrico multifuncional é conectado a uma bateria de íons de lítio, posicionada sob o assento do motorista, com corrente de 11 Ah e capacidade inferior a 1 kWh de armazenamento.
O "pulo do gato" para reduzir o custo ao consumidor, pois a tecnologia de íons de lítio ainda é muito cara, é complementar a capacidade de armazenamento de energia com a bateria convencional, aquela de chumbo-ácido e 12 volts que abastece os demais sistemas e fica no cofre do motor - essa bateria tem corrente de 68 Ah, ante 60Ah das versões não-híbridas de Pulse e Fastback.
O uso das baterias de íons de lítio e de chumbo pelo sistema híbrido é alternado automaticamente, por meio de um módulo seletor, e ambas são recarregadas atavés das frenagens e das desacelerações do próprio carro.
Consumo e desempenho
Conforme mencionado anteriormente, a redução média no consumo de combustível com a tecnologia híbrida leve de Pulse e Fastback fica entre 10% e 12% no ciclo do Inmetro.
Medição do instituto aponta que o Fiat Pulse T200 Hybrid tem consumo médio de 9,3 km/l (cidade) e 10,2 km/l (estrada) com etanol. Com gasolina, as médias sobem para, respectivamente, 13,4 km/l e 14,4 km/l.
A título de comparação, o Pulse com o mesmo propulsor T200 e sem o sistema Bio-Hyhbrid tem médias de 8,4 km/l e 10,2 km/l com etanol e de 12,1 km/l e 14,4 km/l com gasolina.
Por sua vez, o Fastback T200 Hybrid tem consumo médio, segundo o Inmetro, de 8,9 km/l (urbano) e 9,8 km/l (rodoviário) com etanol e de 12,6 km/l (urbano) e 13,9 km/l (rodoviário) com gasolina.
O Fastback convencional, sem propulsão híbrida, traz médias, respectivamente, de 8,4 km/l e 10,2 km/l com etanol e de 11,9 km/l e 14,6 km/l com gasolina.
Quanto ao desempenho, o motor elétrico não traz ganho em performance - seu foco é desonerar o propulsor a combustão para poupar combustível.
Assim, Pulse e Fastback T200 Hybrid mantêm 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque máximos - mesmos valores da motorização sem auxílio da máquina elétrica.
A garantia do sistema híbrido flex de 12v lançado pela Fiat é a mesma dos demais componentes da dupla de SUVs: três anos.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
*Viagem a convite da Fiat