Topo
Notícias

Erupção de vulcão na Indonésia deixa mortos e esvazia vilarejos

Fumaça sai do Monte Merapi durante uma erupção, vista de uma vila em Java Central, em 4 de novembro de 2024 - DEVI RAHMAN/AFP
Fumaça sai do Monte Merapi durante uma erupção, vista de uma vila em Java Central, em 4 de novembro de 2024 Imagem: DEVI RAHMAN/AFP

04/11/2024 06h30Atualizada em 04/11/2024 08h32

A erupção do vulcão Lewotobi Laki-Laki, no leste da Indonésia, na noite deste domingo (3), deixou pelo menos dez mortos, de acordo com Abdul Muhari, porta-voz da Agência de Gestão de Desastres (BNPB) do país. O vulcão está localizado na ilha de Flores, bastante frequentada por turistas.

A população precisou ser retirada de diversos vilarejos da região, atingidos pela lava e pelas cinzas. Imagens obtidas pela AFP mostram as localidades cobertas por uma espessa camada de cinzas, outras em chamas. Casas de madeira pegaram fogo e o solo foi danificado pela lava.

A erupção do vulcão Lewotobi Laki-Laki, que está 1.703 metros acima do nível do mar, começou pouco antes da meia-noite de domingo. Ele entrou em erupção novamente às 1h27, horário local (17h27 GMT de domingo) e 2h48, de acordo com a agência nacional de vulcanologia.

A polícia elevou o nível de alerta ao seu patamar mais alto e pediu aos turistas e moradores que não se envolvam em nenhuma atividade em um raio de sete quilômetros da cratera.

"Houve um aumento significativo na atividade vulcânica no Monte Lewotobi Laki-laki", disse a organização em um comunicado à imprensa na segunda-feira.

Segundo moradores, a primeira erupção passou despercebida devido às condições climáticas adversas.

"Não ouvimos nenhum sinal de alerta, o fenômeno começou com trovões e relâmpagos", disse Petrus Muda Turan, chefe de uma aldeia na ilha de maioria católica.

Membros de uma equipe de resgate procuram vítimas na vila de Klatanlo, em East Flores Regency, East Nusa Tenggara, em 4 de novembro de 2024 - ARNOLD WELIANTO/AFP - ARNOLD WELIANTO/AFP
04.nov.24 - Membros de uma equipe de resgate procuram vítimas na vila de Klatanlo, em East Flores Regency, East Nusa Tenggara
Imagem: ARNOLD WELIANTO/AFP

Aeroporto fechado

O aeroporto de Maumere, localizado a cerca de 60 quilômetros do vulcão em erupção, foi temporariamente fechado.

A agência de vulcanologia da Indonésia também alertou que a chuva pode causar fluxos de lava e pediu aos moradores que usassem máscaras de proteção.

O vulcão Lewotobi Laki-Laki foi palco de várias erupções importantes em janeiro, que levaram à retirada de mais de 2.000 habitantes.

Na semana passada, ele já havia entrado em erupção várias vezes, enviando colunas de cinzas até 2.000 metros de altura.

O arquipélago da Indonésia experimenta atividades sísmica e vulcânica frequentes devido à sua posição no "Anel de Fogo do Pacífico".

Em dezembro de 2023, a erupção do Monte Marapi, um dos vulcões mais ativos do país, em Sumatra Ocidental, matou pelo menos 24 alpinistas, a maioria estudantes.

Em maio, mais de 60 pessoas morreram quando fortes chuvas levaram materiais vulcânicos para áreas habitadas, destruindo casas.

Um mês antes, o vulcão Ruang, no norte da província de Sulawesi, entrou em erupção mais de meia dúzia de vezes, forçando milhares de moradores de ilhas próximas a deixarem suas casas.

Com informações da AFP

Notícias