Alpinista morre ao cair em fenda após escalada 'histórica' no Nepal
O alpinista eslovaco Ondrej Huserka morreu durante a descida da montanha nepalesa Langtang Lirung, a 7.234 metros de altura no Himalaia, após uma subida histórica pela face leste, anunciou neste domingo a associação de escalada da Eslováquia.
"Sua família e amigos devem aceitar a ideia de que ele já não está entre nós", escreveu a organização SHS James em nota, explicando que as "condições meteorológicas" não permitiram uma operação de busca a seu corpo.
O alpinista de 34 anos, membro da seleção nacional, caiu em uma fenda na quinta-feira (31), após subir pela primeira vez a face leste da montanha com o seu parceiro tcheco Marek Holecek.
Segundo os registros do Himalayan Database, somente 13 das 50 expedições de escalada pela face leste da montanha Langtang Lirung foram bem sucedidas antes da chegada de Ondrej no local. O feito histórico foi confirmado pelo alpinista por telefone de satélite a amigos.
Descrito pelo jornal eslovaco SME como "um dos melhores alpinistas do país", Ondrej Huserka tornou-se conhecido por suas subidas nos Alpes, na Patagônia, nas cordilheiras Pamir e nos Himalaias.
Tomaz Humar, um alpinista esloveno de 40 anos, também morreu em Langtang Lirung em 2009, durante uma subida solo da face sul.