Após sábado de caos, domingo segue com previsão de chuvas intensas em SP
Depois de um sábado (2) com chuvas intensas e caos na cidade, São Paulo tem previsão de temporais novamente no domingo (3).
O que aconteceu
Chuvas vão continuar intensas nos próximos dias, segundo Climatempo. Domingo (3) tem previsão de temporal, de novo, e quarta-feira (6) também.
Neste sábado (2), um temporal atingiu a cidade e causou estragos em vias, shoppings e até adiou classificações do GP. A capital paulista entrou em estado de atenção para chuvas intensas durante a tarde.
São Paulo passa por um fenômeno que favorece temporais. Motivo é o reforço de uma área de baixa pressão atmosférica — conhecida como cavado — associada a uma forte entrada de umidade vinda da faixa norte do Brasil, de acordo com Climatempo.
Cenário deve se estender por amplas áreas do estado. Acumulados de chuva, em alguns locais, podem superar o esperado para o mês inteiro em apenas alguns dias.
Outubro teve acumulado acima da média. A capital paulista acumulou 176 mm, valor que ultrapassa a média histórica de 143 mm — o que representa um volume significativo para o período. Outras cidades do interior também registraram chuvas expressivas, com destaque para Ribeirão Preto e Casa Branca.
Orientações de segurança da Defesa civil para se proteger da chuva:
Evite lugares abertos, como praias, campos de futebol e estacionamentos;
Evite ficar perto de objetos altos e isolados, como árvores, postes, caixas d'água e quiosques;
No momento da chuva, mantenha distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como geladeiras, fogões e TV;
Evite tomar banho durante a tempestade;
Em caso de ventos fortes, tenha cuidado com a queda de árvores, postes, fios e semáforos;
Não desafie a força das águas, não tente transpor uma enxurrada ou andar em áreas tomadas por alagamentos;
Se estiver em uma área de encosta, observe sinais de movimentação do solo, como rachaduras nas paredes, árvores e postes inclinados, e água lamacenta;
Se um fio energizado cair sobre o veículo, permaneça dentro do carro e ligue para o serviço de emergência.