Sem Neymar, Dorival convoca Seleção para jogos das Eliminatórias
Sem Neymar, o técnico da Seleção Brasileira, Dorival Júnior, anunciou nesta sexta-feira (1º) a lista de convocados para os jogos contra Venezuela e Uruguai pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026.
A grande novidade é o zagueiro Murillo, ex-Corinthians e hoje no Nottingham Forest, convocado pela primeira vez.
A lista também tem o retorno de Estêvão, do Palmeiras, fora da rodada dupla de outubro da Eliminatórias por lesão.
Dorival decidiu não convocar Neymar, que ficou mais de um ano longe dos gramados devido a uma grave lesão no joelho esquerdo e voltou a jogar no dia 21 de outubro, quando entrou em campo pelo Al-Hilal na Liga dos Campeões da Ásia.
"Todos nós estamos muito atentos com a evolução. Ele já está praticamente totalmente recuperado, mas teve poucos minutos, foi o que pesou bastante (...) Decidimos não trazê-lo para não nos precipitarmos", explicou o treinador.
Outra grande ausência na convocação é a do atacante Endrick, que não entrou em campo nos últimos três jogos do Real Madrid.
Por outro lado (e sem surpresa), o treinador convocou os outros dois destaques brasileiros do ataque madridista: Rodrygo e Vinicius Junior, que volta à Seleção depois da decepção de não vencer a Bola de Ouro.
"Na minha opinião, uma situação injusta. É uma premiação individual. Se teve um atleta decisivo, agudo, letal, que o talento foi mostrado para o mundo todo, acredito que tenha sido ele, na temporada", declarou Dorival sobre o prêmio da revista France Football em parceria com a Uefa, entregue ao volante espanhol Rodri.
O Brasil visitará a Venezuela no dia 14 de novembro em Maturín, e no dia 19 recebe o Uruguai na Fonte Nova, em Salvador.
Com campanha discreta nas Eliminatórias, a Seleção ocupa a quarta posição na tabela com 16 pontos, a seis da líder Argentina.
Apesar das duas vitórias consecutivas na rodada dupla de outubro, contra Chile e Peru, Dorival admitiu que "muitos pontos precisam de ajustes".
"A equipe vem ganhando consistência. Faltando ainda alguns aspectos entre transição, chegada e definição, que foram encontrados nas duas últimas apresentações, mas precisam melhorar. Equilíbrio maior entre uma defesa sólida e uma transição e definição bem desenvolvida", concluiu o treinador.
-- Lista de convocados:
Goleiros: Bento (Al-Nassr/ASA), Ederson (Manchester City/ING) e Weverton (Palmeiras)
Laterais: Danilo (Juventus/ITA), Vanderson (Monaco/FRA), Abner (Lyon/FRA) e Guilherme Arana (Atlético-MG)
Zagueiros: Éder Militão (Real Madrid/ESP), Gabriel Magalhães (Arsenal/ING), Marquinhos (PSG/FRA) e Murillo (Nottingham Forest/ING)
Meio-campistas: André (Wolverhampton/ING), Andreas Pereira (Fulham/ING), Bruno Guimarães (Newcastle/ING), Gerson (Flamengo), Lucas Paquetá (West Ham/ING) e Raphinha (Barcelona/ESP)
Atacantes: Estêvão (Palmeiras), Igor Jesus (Botafogo), Luiz Henrique (Botafogo), Rodrygo (Real Madrid/ESP), Savinho (Manchester City/ING) e Vinicius Junior (Real Madrid/ESP)
prb/app/ol/cb/am
© Agence France-Presse