Neoenergia investirá R$300 mi em energia renovável em Fernando de Noronha
SÃO PAULO (Reuters) - A Neoenergia investirá 300 milhões de reais para ampliar a geração renovável de Fernando de Noronha, direcionando aportes para instalações de energia fotovoltaica e armazenamento por baterias, informou nesta sexta-feira a elétrica, cuja subsidiária de Pernambuco atende a ilha.
O objetivo do projeto Noronha Verde, que deve entrar em operação no início de 2027, é alcançar até 85% de descarbonização no arquipélago, reconhecido pelas suas belezas naturais. Atualmente, a geração de energia na ilha é principalmente a diesel, que emite poluentes.
Segundo a companhia, o projeto trará impactos positivos para todos os brasileiros, à medida que contribuirá para redução de encargos e subsídios na conta de energia, pagos hoje pelos consumidores de todo o país por meio da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), que subsidia a energia gerada pelo diesel na ilha.
A partir da publicação, nesta sexta-feira, da portaria pelo Ministério de Minas e Energia autorizando a Neoenergia Pernambuco a ampliar a geração renovável na ilha, a companhia terá 30 dias para apresentar um plano de investimento para o projeto.
"Autorizamos um dos grandes projetos de geração de energia renovável centralizada, visando a descarbonização da ilha e o fortalecimento das fontes renováveis no país", disse o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em nota distribuída pela companhia.
(Por Roberto Samora)