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Marcos Trindade, da FSB: 'Empresas precisam ter um diretor de reputação'

do UOL

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em Piracicaba

28/10/2024 14h07

Para evitar (ou diminuir) as crises de comunicação, todas as empresas deveriam possuir um diretor de reputação. Essa é uma das opiniões de Marcos Trindade, CEO da FSB Holding, entrevistado no episódio 199 do programa Mídia e Marketing - veja, acima a entrevista na íntegra.

Trindade ainda fala sobre como as empresas poderiam evitar escândalos tendo como base apenas ações efetivas nas áreas de ESG.

"As práticas ESG têm impacto direto na credibilidade das empresas. Não adianta apenas falar a verdade: as empresas precisam ser a verdade", diz o executivo, CEO da holding que une empresas como Loures Consultoria, FSB, Jotacom, Beon, Seta, Nexus, F5, Giusti Creative PR, Deck e a plataforma Bússola.

Confira outros destaques da entrevista:

Os processos de seleção também avaliam os CEOs pela habilidade de comunicação. Se comunicar bem é pré-requisito fundamental para comandar uma empresa.
a partir de 11:27

Arranhar a reputação de uma marca é muito simples: basta um comentário, ainda mais nesse mundo mais polarizado. Uma crise de reputação sempre vem. Por isso, a hora de estruturar é antes, construindo relações de confiança com todos os seus públicos.
a partir de 14:02

É muito difícil defender a reputação no momento em que vem um tsunami. 60% do valor de uma marca vem da reputação e não olhamos direito para isso. Coerência é fundamental. a gente tem visto muitas empresas falando uma coisa e fazendo outra.
a partir de 18:40

Vários escândalos de reputação aconteceram por causa de descuidos na agenda ESG, de governança e ambientais. As práticas ESG têm impacto direto na credibilidade das empresas. Não adianta falar a verdade: tem que ser a verdade.
a partir de 33:47

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