Topo
Notícias

'Salve': o que significa gíria do PCC citada por Tarcísio contra Boulos

Governador Tarcísio de Freitas afirmou que facção teria orientado voto em Boulos ao defender Ricardo Nunes (MDB), prefeito da capital paulista e candidato à reeleição - Gabriel Silva - 21.out.24/Ato Press/Estadão Conteúdo
Governador Tarcísio de Freitas afirmou que facção teria orientado voto em Boulos ao defender Ricardo Nunes (MDB), prefeito da capital paulista e candidato à reeleição Imagem: Gabriel Silva - 21.out.24/Ato Press/Estadão Conteúdo
do UOL

Do UOL, em São Paulo

27/10/2024 15h47

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou sem provas que um "salve do PCC" orientou voto em Guilherme Boulos (PSOL) à Prefeitura da capital paulista.

O que é um 'salve do PCC'?

Comunicado. Mandar um "salve" tem vários significados na linguagem usada pelo PCC (Primeiro Comando da Capital). Nesse caso específico, a palavra seria usada para passar um recado ou orientação. Também é comum usá-la como saudação.

Há também o "salve geral". Expressão significa um comunicado a ser amplamente divulgado.

Membros dos presídios paulistas criaram gírias e um próprio dialeto para a comunicação. Com origem nas prisões, muitas dessas palavras proporcionaram aos faccionados uma forma única de se comunicar sem serem percebidos.

Muitas palavras ganharam popularidade no cotidiano da população. É o caso, por exemplo, de "corre", "meter o louco" e do próprio "salve". Como de praxe na língua portuguesa, muitos termos ganharam, também, novos significados.

Notícias