Topo
Notícias

Quem ganhou a eleição para prefeito em Natal? Veja resultado do 2º turno

do UOL

Do UOL, em São Paulo

27/10/2024 18h25

Paulinho Freire (União Brasil) foi eleito prefeito de Natal neste domingo (27), no segundo turno das Eleições 2024. Ele bateu a petista e colega de Câmara dos Deputados, Natália Bonavides. A ex-secretária de Planejamento de Natal, Joanna Guerra (Republicanos), será vice-prefeita.

Freire obteve 55,37% dos votos, contra 44,63% de sua adversária.

O que aconteceu

Aliados não muito presentes. Paulinho teve apoio do prefeito Álvaro Dias (Republicanos) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que chegou a ir a Natal no lançamento da sua candidatura. Entretanto, durante a campanha, Bolsonaro "sumiu" da propaganda política do prefeito eleito.

A adversária tinha apoio de Lula. Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi até Natal no segundo turno, onde fez um grande comício na zona norte da cidade no último dia 16 para pedir votos para Natália. A governadora petista Fátima Bezerra também participou do evento.

Votos em pauta. Natália e Paulinho trocaram muitas farpas na campanha por votações na Câmara: a petista citou o voto de Paulinho pela redução de impostos sobre armas e contra a prisão preventiva de Chiquinho Brazão, acusado de mandar matar Marielle Franco. Já Paulinho repetiu várias vezes que ela é coautora do projeto de lei em tramitação na Câmara que descriminaliza o furto por necessidade.

Praia no foco. Um outro ponto que marcou a campanha foi o embate sobre a engorda da praia da Ponta Negra. O projeto da obra da Prefeitura foi levado para o Idema, mas a demora na avaliação foi entendida por Paulinho e aliados como uma interferência com interesses políticos, o que foi negado. A obra foi liberada já durante a campanha e está em andamento.

Problemas em Natal

A cidade tem uma população de mais de 750 mil habitantes e muitos desafio, sendo o maior deles a segurança. Natal apresenta níveis elevados de criminalidade, embora seja um local turístico. Na área da saúde, há muitos hospitais sobrecarregados. Além disso, problemas de trânsito e de transporte público são frequentes.

Notícias