Topo
Notícias

Coronel Mello: saiba quem é o vice-prefeito eleito em SP

Nunes ao lado do vice coronel Mello Araújo durante discurso da vitória - Leco Viana/Thenews2/Folhapress
Nunes ao lado do vice coronel Mello Araújo durante discurso da vitória Imagem: Leco Viana/Thenews2/Folhapress
do UOL

Do UOL, em São Paulo*

27/10/2024 20h41

Ricardo Nunes (MDB) foi reeleito prefeito de São Paulo neste domingo (27). No discurso da vitória, ele mencionou Bolsonaro brevemente ao agradecer a indicação do vice, o ex-comandante da Rota Ricardo Nascimento Mello Araújo.

Quem é Mello Araújo

Ex-chefe da Rota é coronel da Polícia Militar e também foi presidente da Ceagesp. Seu nome foi indicado a Nunes pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e defendido pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Mello Araújo ficou à frente do comando da Rota entre 2017 e 2019. Quando assumiu o cargo, ele defendeu, em entrevista ao UOL, abordagens diferentes para pessoas na periferia e em regiões nobres.

Ele representa a terceira geração de sua família na Polícia Militar de São Paulo. "Meu pai aposentou como coronel da Polícia Militar —inclusive, comandou o Choque aqui em São Paulo. O meu avô entrou como soldado e saiu como coronel, na época da Força Pública —lutou na Revolução de 1932. Então, eu sou a terceira geração. O ser policial militar é sonho de criança", disse em 2017, ao UOL.

Seu entorno defende sua gestão à frente da Ceagesp, mas há sindicalistas que o criticam. Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, o Ministério Público do Trabalho ajuizou uma ação contra a companhia com base nos relatos dos funcionários de militarização dos espaços e abusos.

Em suas redes sociais, Mello Araújo afirma que é bacharel em direito e em educação física. Ele também cita um mestrado em fisiologia do exercício pela USP (Universidade de São Paulo).

Entorno do prefeito e dos partidos aliados classificou Mello Araújo como "bolsonarista demais". A visão deles era de que o coronel não traria votos a Nunes e poderia afastar o eleitor de centro.

*Com informações de reportagem de 20/06/2024

Notícias