Topo
Notícias

Como está a apuração em Curitiba? Veja resultado parcial da votação

A apuração do 2º turno das Eleições 2024 em Curitiba, entre Cristina Graeml (PMB) e Eduardo Pimentel (PSD), começou às 17h - SOPA Images/SOPA Images/LightRocket via Gett
A apuração do 2º turno das Eleições 2024 em Curitiba, entre Cristina Graeml (PMB) e Eduardo Pimentel (PSD), começou às 17h Imagem: SOPA Images/SOPA Images/LightRocket via Gett
do UOL

Do UOL, em São Paulo

27/10/2024 17h20

A apuração do 2º turno das Eleições 2024 em Curitiba, entre Cristina Graeml (PMB) e Eduardo Pimentel (PSD), começou às 17h deste domingo (27), logo após o fechamento das urnas. Eleitores podem acompanhar a contagem de votos para prefeito em tempo real no site e aplicativo do UOL.

Os dados apresentados pelo UOL são extraídos diretamente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na plataforma, é possível consultar os resultados de todas as cidades do país.

Como é feita a contagem de votos?

No Brasil, existem dois sistemas de contagem: proporcional e majoritário. A votação majoritária é aplicada a cargos do executivo (presidente, governador, prefeito) e ao legislativo para o cargo de senador. Em 2024, os prefeitos serão eleitos por este sistema, no qual vence o candidato com mais votos.

Em cargos legislativos, como vereador, a contagem é proporcional. Isso significa que os votos são contabilizados primeiro para as coligações ou partidos, que conquistam um número de cadeiras nos parlamentos. Para ser eleito, o candidato precisa obter, no mínimo, 10% do quociente eleitoral e estar dentro das vagas obtidas por seu partido ou federação, de acordo com o quociente partidário.

Quais cidades terão 2º turno?

As 15 capitais que vão ter eleição neste domingo são:

Aracaju (SE)

Curitiba (PR)

Natal (RN)

Belém (PA)

Fortaleza (CE)

Palmas (TO)

Belo Horizonte (MG)

Goiânia (GO)

Porto Alegre (RS)

Campo Grande (MS)

João Pessoa (PB)

Porto Velho (RO)

Cuiabá (MT)

Manaus (AM)

São Paulo (SP)

Outros 36 municípios também estarão envolvidos com a votação:

Anápolis (GO)

Aparecida de Goiânia (GO)

Barueri (SP)

Camaçari (BA)

Campina Grande (PB)

Canoas (RS)

Caucaia (CE)

Caxias do Sul (RS)

Diadema (SP)

Franca (SP)

Guarujá (SP)

Guarulhos (SP)

Imperatriz (MA)

Jundiaí (SP)

Limeira (SP)

Londrina (PR)

Mauá (SP)

Niterói (RJ)

Olinda (PE)

Paulista (PE)

Pelotas (RS)

Petrópolis (RJ)

Piracicaba (SP)

Ponta Grossa (PR)

Ribeirão Preto (SP)

Santa Maria (RS)

Santarém (PA)

Santos (SP)

São Bernardo do Campo (SP)

São José do Rio Preto (SP)

São José dos Campos (SP)

Serra (ES), Sumaré (SP)

Taboão da Serra (SP)

Taubaté (SP)

Uberaba (MG).

O segundo turno só acontece em municípios com pelo menos 200 mil eleitores. Os dois candidatos a prefeito mais bem votados do primeiro turno disputam a preferência dos eleitores, caso o primeiro colocado não tenha tido mais de 50% dos votos.

No primeiro turno, 5.569 cidades em território nacional foram às urnas para escolher seus candidatos a vereador e prefeito.

Notícias