Topo
Notícias

Caminhão bate em ponto de ônibus em Israel e deixa mais de 20 feridos

27/10/2024 12h34

Um caminhão bateu em uma estação de ônibus perto de uma base militar em Ramat Hasharon, no centro de Israel, neste domingo (27), deixando pelo menos um morto e mais de 20 feridos. A polícia abriu um inquérito para determinar se houve um "ataque terrorista" e informou que o motorista do caminhão foi "neutralizado".

Segundo a polícia, o motorista do caminhão desviou de sua rota e bateu nas pessoas que esperavam na estação. "Um ônibus estava deixando passageiros em um ponto quando o caminhão atingiu o veículo e os passageiros", em frente à base militar de Glilot. Civis que estavam no local atiraram no motorista.

De acordo com o Magen David Adom, o equivalente israelense da Cruz Vermelha, um dos feridos não resistiu e morreu no hospital para onde foi transferido.

"Quando chegamos ao local do acidente, vimos um caminhão que havia atingido dezenas de pessoas que saíram de um ônibus e estavam esperando na parada", disse o médico, Elior Yosef, citado no comunicado. 

"Oito feridos ficaram presos debaixo do veículo e outros estavam deitados ou em pé ao redor do caminhão", acrescentou.  De acordo com imagens da agência AFP, várias ambulâncias foram para o local.

Em um comunicado, o movimento palestino Hamas, que está em guerra com Israel na Faixa de Gaza há mais de um ano, elogiou uma "operação heroica" realizada "perto da sede do Mossad", o serviço de inteligência de Israel. "É uma resposta natural aos crimes da ocupação contra nosso povo palestino em Gaza, na Cisjordânia e em Jerusalém", diz o texto. 

Ataque com faca na Cisjordânia

O atropelamento coincide com o aniversário, segundo o calendário hebraico, do ataque do Hamas em território israelense em 7 de outubro de 2023, que desencadeou as guerras em Gaza e no Líbano.

Na Cisjordânia ocupada, um palestino foi morto neste domingo quando tentava atacar um grupo de soldados israelenses com uma faca em Hizma, ao norte de Jerusalém, informou o Exército.

O homem, que não teve a identidade revelada, "acelerou seu veículo na direção dos soldados que realizavam uma operação antiterrorista na região de Hizma", segundo um comunicado divulgado pelas Forças Armadas israelenses. "Ele saiu do veículo com uma faca e tentou esfaquear os militares, que o eliminaram", acrescenta a nota.

Com informações da AFP

Notícias