Topo
Notícias

Operação no Rio interdita avenida Brasil; passageiro de ônibus é baleado

do UOL

Do UOL, São Paulo

24/10/2024 08h55Atualizada em 24/10/2024 10h07

Um passageiro de ônibus foi baleado durante uma operação da Polícia Militar no Complexo de Israel, no Rio de Janeiro, na manhã desta quinta-feira (24).

O que aconteceu

Um passageiro de um ônibus da linha 493 foi baleado na cabeça. O veículo trafegava em fogo cruzado quando uma bala atravessou uma das janelas e atingiu o homem. Outros passageiros ficaram feridos com os estilhaços do vidro. O UOL tenta contato para saber seu estado de saúde.

Durante o tiroteio intenso, pessoas precisaram se refugiar na mureta divisória da Avenida Brasil. Imagens mostram a população abaixada. Motoristas ficaram presos no engarrafamento e acidentes de trânsito foram registrados.

A Polícia Militar disse que realizam uma operação nas comunidades da Cidade Alta, Pica-Pau e Cinco Bocas. A ação está sendo feita pelo 16ºBPM e a motivação não foi informada.

Tiroteio teria começado após traficantes reagirem à presença policial. A porta-voz da PM, tenente-coronel Cláudia Moraes, falou à TV Globo que é provável que a operação acabe antes do previsto devido à forte resistência dos suspeitos.

Impactos

A Avenida Brasil foi interditada. Pelas redes sociais, o Centro de Operações Rio pediu para população evitar o local, que está temporariamente interditado nos dois sentidos. A recomendação é que a linha Vermelha seja usada como alternativa.

Cidade entrou no estágio 2. Segundo a prefeitura, em uma escala que vai até o nível 5, isso significa que há risco de ocorrências de alto impacto devido ao transtorno que o tiroteio ocasionou em uma das principais vias da capital.

O ramal Saracuruna havia suspendido a circulação entre as estações da Penha e de Caxias. Às 10h, as estações Penha Circular, Brás de Pina, Cordovil, Parada de Lucas e Vigário Geral foram reabertas às 10h, informou a SuperVia.

O Rio Ônibus afirmou que 35 linhas de ônibus foram afetadas. Todas as linhas que têm como destino o centro da cidade estão prejudicadas.

Até o momento, 16 escolas municipais foram impactadas. Três nas comunidades de Cinco Bocas e Pica-Pau, cinco em Vigário Geral e oito na Parada de Lucas e na Cidade Alta.

Unidades de saúde foram fechadas. Os centros municipais de saúde Iraci Lopes e José Breves dos Santos, e as clínicas da família Heitor dos Prazeres e Joãosinho Trinta não estão funcionando nesta manhã.

Notícias