Topo
Notícias

Homem que usou camiseta 'antijudeu' no metrô de Paris é submetido a avaliação psiquiátrica

24/10/2024 15h38

Um homem fotografado na segunda-feira no metrô de Paris, vestindo uma camiseta com a impressão "antijudeu", apresentou-se à polícia e foi submetido a uma avaliação psiquiátrica, informou o Ministério Público nesta quinta-feira (24). A foto foi divulgada terça-feira (22) nas redes sociais por Sandrine Sebbane, editora da rádio RCJ, voltada para a comunidade judia.

Segundo Sandrine Sebbane, o homem foi visto na tarde desta segunda-feira, por volta das 17h30, a bordo da linha 13 do metrô, na estação Saint-François-Xavier.

"A avaliação psiquiátrica não revelou anomalias, nem alteração ou abolição do discernimento" do suspeito, acrescentou o Ministério Público, que havia solicitado a avaliação. 

O homem, nascido em 1996, apresentou-se a uma delegacia onde foi colocado sob custódia. A pedido do secretário de Segurança Pública, Laurent Nuñez, o Ministério Público de Paris abriu uma investigação por incitação ao ódio racial. 

Segundo uma fonte próxima ao caso, o suspeito é apresentado por familiares como uma pessoa com deficiência intelectual.

A infração pode resultar em um ano de prisão 

"Assim que fui informado sobre esses atos de caráter antissemita, dei instruções imediatas aos meus serviços para que o Ministério Público de Paris fosse acionado, o que resultou na abertura de uma investigação por incitação ao ódio racial", postou Laurent Nuñez na terça-feira em sua conta no X.

"A segurança regional dos transportes da prefeitura de polícia é responsável pelas investigações para identificar e prender o autor. Tolerância zero para os propagadores de ódio", acrescentou.

No início de agosto, o Ministério do Interior havia informado sobre 887 atos antissemitas registrados na França no primeiro semestre de 2024, quase três vezes mais do que no mesmo período de 2023.

(Com AFP)

Notícias