Topo
Notícias

Ataques israelenses matam 42 em Gaza enquanto tanques apertam cerco no norte

23/10/2024 15h26

Por Nidal al-Mughrabi

CAIRO (Reuters) - Ataques israelenses em toda a Faixa de Gaza mataram 42 pessoas na quarta-feira, enquanto as forças israelenses intensificam o cerco às partes do norte do enclave palestino, cercando hospitais e abrigos de refugiados e ordenando que os moradores se dirijam para o sul, segundo médicos e residentes.

O Ministério da Saúde de Gaza e a Organização Mundial da Saúde disseram que não poderiam iniciar uma campanha de vacinação contra a poliomielite no norte de Gaza, conforme planejado, devido aos intensos bombardeios, deslocamentos em massa e falta de acesso.

As forças israelenses iniciaram a operação no norte há cerca de três semanas com o objetivo declarado de impedir que os combatentes do Hamas se reagrupem. A operação se intensificou desde a morte do chefe do Hamas, Yahya Al-Sinwar, há uma semana.

Os aliados de Israel, incluindo os Estados Unidos, disseram esperar que a morte de Sinwar possa dar um novo impulso à paz, permitindo que Israel declare que alcançou alguns de seus principais objetivos em Gaza.

Mas, até agora, as forças israelenses parecem ter apenas intensificado seu ataque, especialmente nas áreas do norte, onde Israel diz que os combatentes do Hamas estão se reagrupando em ruínas de áreas que estavam entre os primeiros alvos da campanha de Israel no ano passado.

De pelo menos 42 pessoas mortas por ataques militares israelenses em todo o enclave na quarta-feira, 37 mortes ocorreram no norte de Gaza.

Ainda na quarta-feira, o Serviço de Emergência Civil de Gaza informou que três de seus socorristas foram feridos no norte da Faixa de Gaza, no que foi considerado um "ataque direcionado", com o objetivo de forçá-los a sair de Jabalia, horas depois que o Exército israelense ordenou que alguns de seus funcionários deixassem o campo.

A agência de refugiados palestinos das Nações Unidas (UNRWA) afirmou na quarta-feira que um dos membros de sua equipe foi morto quando um veículo da UNRWA foi atingido em Deir Al-Balah, na região central da Faixa de Gaza. Os médicos disseram que o irmão do homem também foi morto. O município da Cidade de Gaza disse que dois trabalhadores da cidade foram mortos e outros três ficaram feridos em um ataque no local.

Notícias