Topo
Notícias

PM lança megaoperação em Salvador em meio a onda de violência na cidade

Salvador receberá o reforço de, pelo menos, 120 policiais do interior da Bahia e cerca de 40 viaturas - Rafael Rodrigues / Ascom SSP
Salvador receberá o reforço de, pelo menos, 120 policiais do interior da Bahia e cerca de 40 viaturas Imagem: Rafael Rodrigues / Ascom SSP
do UOL

Do UOL, em São Paulo

22/10/2024 17h20Atualizada em 22/10/2024 17h20

A PM-BA lançou nesta terça-feira (22) a Operação Hórus, em Salvador, para combater a onda de violência que atinge a capital baiana e cidades próximas na região metropolitana.

O que aconteceu

Salvador receberá o reforço de, pelo menos, 120 policiais do interior da Bahia e cerca de 40 viaturas. A intensificação no combate a facções criminosas acontecerá por tempo indeterminado, segundo anúncio em conjunto feito pelo secretário de Segurança, Marcelo Werner, e o comandante-geral da PM-BA, coronel Paulo Coutinho.

"Iremos trazer um grande nível de ostensividade às ruas da cidade e trazer uma tranquilidade maior ainda para a nossa população", afirmou Coutinho. A ideia da operação é abranger as áreas mais afetadas pela criminalidade.

Foram convocados policiais das seguintes unidades especializadas: Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipes), popularmente apelidadas de 'Caatinga'; Companhias Independentes de Policiamento Tático (CIPTs/Rondesp); Batalhões de Patrulhamento Tático Móvel (Bpatamo); Polícia de Choque; entre outros.

Guardas, agentes de proteção ambiental, esquadrões de motociclistas e cavalarias do interior também reforçam a operação. A ação terá como objetivo o combate a crimes contra a vida e o patrimônio, além de confronto com o narcotráfico.

Salvador e região metropolitana registraram 15 mortes em 24 horas, segundo levantamento divulgado pelo Instituto Fogo Cruzado no último dia 17. Entre as ocorrências está uma chacina policial com 5 mortos no município de Candeias.

Notícias