Topo
Notícias

Startup usa IA para identificar fraudes e reduzir gastos de planos de saúde

Fabrício Valadão e Rafael Tinoco da Arvo - Divulgação
Fabrício Valadão e Rafael Tinoco da Arvo Imagem: Divulgação
do UOL

Márcia Rodrigues

Colaboração para o UOL, em São Paulo

19/10/2024 05h30

O engenheiro Fabrício Valadão, 37, e o desenvolvedor de software Rafael Tinoco, 39, se conheceram por meio de um amigo em comum, que trabalhou com os dois em empresas distintas, e não pararam mais de se ver. Após identificarem muitos aspectos em comum, principalmente na carreira, decidiram virar sócios.

O que aconteceu

Investimento de rodada de negócio. Em 2022, fundaram a Arvo, startup de inteligência de dados, e, recentemente, captaram R$ 25 milhões em uma rodada de investimentos dos fundos Canary e K50, com participação de Latitud, Preface e Endeavor Scale-Up Ventures.

Análise de faturas e processos. Nesses dois anos, a empresa, que foca a sua atuação em analisar custos e processos de operadoras de saúde, já analisou o equivalente a R$ 82 bilhões em despesas médicas.

Gastos com fraudes. Valadão diz que a estimativa é de que 16% dos gastos das operadoras são com pagamentos indevidos (fraudes, abusos, erros e desperdício).

Cobrança de mensalidade e percentual. A empresa não revela faturamento, mas Valadão afirma que a receita vem de uma mensalidade pelo uso da plataforma ou pela cobrança de uma porcentagem em cima do valor economizado pela operadora.

Empresa troca análise no papel por IA

Análise de documentos. Valadão diz que, atualmente, o processo de análise de atendimento médico, em laboratórios e hospitais é manual e complexo, seguindo normas da ANS, e pode ter erros e falhas.

Pente-fino nos atendimentos médicos. O sistema da Arvo utiliza inteligência artificial e dados para identificar, por exemplo, se os insumos solicitados em uma consulta condizem com a causa do atendimento.

O processo de envio da fatura do hospital, clínica ou laboratório para a operadora é muito manual. Ao colocar IA nele, é possível extrair o que vai na conta e identificar o que está lá e não deveria. Pode ser erro na conta, falha no atendimento.
Fabrício Valadão, co-fundador da Arvo

Ele cita como exemplo um ultrassom de mama. "É um exame que não precisa usar contraste. Se constar na fatura, a IA vai identificar e corrigir."

Economia nos gastos em um trimestre. Apesar de não abrir números sobre a empresa e seus clientes, Valadão diz que em um trimestre conseguiu economizar mais de 30% nas operações de uma operadora só com a identificação de falhas e fraudes nas faturas.

A Arvo atende mais de 50 operadoras. Entre elas: Porto Saúde, Saúde Petrobras, Athena e Unimed Nacional.

Notícias