Topo
Notícias

Imigrantes mantidos na Albânia são levados para a Itália após decisão judicial

19/10/2024 15h20

SHENGJIN, ALBÂNIA (Reuters) - Um navio da guarda costeira italiana levou neste sábado para a Itália imigrantes que estavam em centros de recepção na Albânia, depois de uma decisão judicial ter atrapalhado os planos de Roma de acolher imigrantes retirados do mar fora da União Europeia.

O governo italiano prometeu na sexta-feira levar adiante o projeto emblemático da primeira-ministra Giorgia Meloni para transferir para o exterior imigrantes que pediram asilo, dizendo que apelaria da decisão legal de que os imigrantes em centros de recepção na Albânia deveriam ser levados para Itália.

Na segunda-feira será realizada uma reunião de gabinete para decidir sobre a resposta do governo.

Os imigrantes foram levados para a Albânia nesta semana por um navio da Marinha italiana. Originalmente eram 16, mas quatro já haviam sido levados para a Itália por motivos de saúde ou por serem menores.

O tribunal disse que os 12 migrantes que estavam nas novas instalações albanesas de Gjader tiveram de regressar à Itália porque os seus países de origem – Egito e Bangladesh – não podiam ser considerados seguros.

O navio da guarda costeira chegou pouco depois das 10h (horário de Brasília) à cidade portuária de Bari, no sul de Itália, onde os imigrantes desembarcaram e foram levados para um centro de recepção.

O ministro do Interior, Matteo Piantedosi, disse em entrevista coletiva na sexta-feira que estava confiante de que a decisão do tribunal seria anulada, acrescentando que o governo levaria o recurso diretamente ao Supremo Tribunal, se necessário.

Apenas os imigrantes provenientes de uma lista de 22 países que a Itália classificou como seguros podem ser enviados para a Albânia.

Egito e Bangladesh estão entre eles, mas uma decisão recente do Tribunal de Justiça Europeu impossibilitou que eles fossem mantidos na Albânia, segundo o tribunal de Roma, acrescentando que eles "têm o direto de serem levados à Itália".

  (Reportagem de Florion Goga, reportagem adicional de Gavin Jones)

Notícias