'Todo mundo teve tempo de repensar sua vida': Lula narra pane em avião
O presidente Lula narrou hoje (11) o episódio de pane no avião presidencial na volta do México, no dia 1º de outubro, e disse que o governo deve comprar novas aeronaves.
O que aconteceu
"Todo mundo teve tempo de repensar a sua vida", declarou o presidente, em entrevista à CBN de Fortaleza. "Foram 4h30 em que repensei muito sobre o que eu tinha que ter feito na vida, o que tinha que fazer. Você pensa, como ser humano, o que cometeu de erro, de acerto, se você passou pela Terra como um cara bom, ou ruim, o que fez de errado... Alguns com mais medo, outros mais tranquilos", acrescentou.
"O pessoal ficou preocupado", comentou Lula. O avião presidencial teve pane logo após decolar da Cidade do México, o que fez com que um dos motores ficasse desativado. A aeronave teve que sobrevoar o México por quatro horas e meia com apenas um motor, para esvaziar o tanque de combustível antes de pousar novamente na Cidade do México.
O presidente confirmou que seu governo vai comprar novos aviões. "Desse problema tiramos uma lição: vamos comprar não apenas um avião, mas é preciso comprar alguns aviões. Porque o Brasil, um país grande... A gente ser pego de surpresa? Então vamos nos preparar", disse Lula.
O pedido já foi repassado ao Ministério da Defesa. Um dia após o problema ocorrido no México, a colunista do UOL Raquel Landim noticiou que o governo Lula tinha iniciado uma mobilização para adquirir um novo avião presidencial. O UOL tem procurado a Secom (Secretaria de Comunicação Social) e o GSI (Gabinete de Segurança Institucional) para saber como serão as próximas viagens internacionais do presidente, incluindo uma para Rússia ainda neste mês, mas não houve resposta.
"Piloto estava nervoso"
"O avião estava com um ronco diferente, uma tremedeira", narrou Lula. "Trepidava muito, e eu logo levantei para saber com o copiloto o que estava acontecendo."
"A porta estava fechada, eu bati, o piloto abriu, estavam nervosos." Segundo o petista, a tripulação estava tensa para solucionar o problema. "Estavam vendo como iam sair daquela situação, e falaram que assim que tivessem informação iam passar."
Disseram que o avião estava seguro. Era uma turbina com problema, o motor, mas o outro estava bem. [Disseram] 'Já pedimos emergência para o aeroporto e vamos ficar circulando aqui durante duas horas até esvaziar um pouco o tanque, porque o tanque está muito cheio e se pousar com o avião pesado pode acontecer um acidente, até problema com o trem de pouso'.
Lula, sobre pane
"Obviamente que o pessoal fica preocupado", contou Lula. "Eu pedi para servir o almoço para o pessoal comer. Até fiz uma brincadeira estúpida dizendo que era preciso comer porque a gente não sabia se ia ter comida no céu, então vamos comer enquanto tem aqui, mas, graças a Deus, o avião pousou normal."