Topo
Notícias

Consórcio pode ser usado como investimento para 'aposentadoria imobiliária'

do UOL

Claudia Varella

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/10/2024 12h00

O consórcio pode ser usado como investimento para a aposentadoria. É o que afirma Tatiana Reichmann, CEO da Ademicon. Ela foi convidada do "UOL Líderes", videocast do UOL Economia que entrevista líderes do mundo empresarial.

"O consórcio pode ser usado como investimento, quando a pessoa compra vários bens imóveis para fazer uma carteira de aluguel e, com o aluguel, pagar as suas parcelas do consórcio. A gente chama de aposentadoria imobiliária. Buscam muito dentro da Ademicon este produto", declara. Ou seja, de acordo com a companhia, a "aposentadoria imobiliária" gera uma renda passiva por meio do aluguel.

Criada em 1991 em Curitiba (PR), a Ademicon é a maior administradora independente de consórcios do país em créditos ativos. Vende consórcio nos segmentos de imóveis, veículos (leves e pesados) e serviços. Tem 199 unidades de negócio no país e mais de 7.000 consultores na rede de vendas. A meta é chegar a 250 unidades de negócio nos próximos cinco anos.

Comercialização de carta contemplada

Na entrevista, Tatiana diz que outra maneira de investimento é a comercialização da carta (ou cota) contemplada. "Também existe no mercado, e é bastante comum, a venda da cota contemplada. Pela dificuldade de crédito que existe no mercado, o consórcio passou, para alguns clientes, ser uma forma de ter um ganho extra através da venda da cota contemplada, ganhando um ágio, e é super legal, tudo organizado. Nós temos um braço até que assessora o cliente. Aí, sim, isso também é visto como investimento", afirma.

Reajuste do consórcio

Tatiana diz que o consórcio não tem juros, mas passa por uma atualização. "O consórcio vai de dois anos a 20 anos. Depende de quanto o cliente pode desembolsar mensalmente, o que cabe no seu orçamento. Então, a nossa preocupação é dar uma atualização desse valor, que ele tenha um poder de compra a qualquer momento que for contemplado", afirma.

Nos consórcios, a única taxa embutida nas parcelas é a de administração. O reajuste anual dos créditos é feito pelo INPC (Índice de Preços ao Consumidor) e pelo INCC (Índice Nacional de Custo de Construção), para consórcios de veículos e de imóveis, respectivamente.

Isso faz com que o cliente, a qualquer momento, consiga comprar o bem exatamente no crédito inicial que ele escolheu. Então, quando a gente olha essa atualização, não é questão de investimento e, sim, de atualização de valor.
Tatiana Reichmann, CEO da Ademicon

Investimento disfarçado de dívida

Eu gosto de dizer que o consórcio é um investimento disfarçado de dívida, porque todo mês você paga uma parcela, mas você está poupando. Então, ele ensina você a poupar.
Tatiana Reichmann, CEO da Ademicon

Na entrevista, ela fala sobre a busca dos jovens por consórcios. "Quantos jovens que não tinham o hábito de poupar e que estão tendo através do consórcio? Então, a gente ajuda a ter esse cuidado em guardar e sendo que você participa na contemplação todos os meses ou por sorteio ou por lance", afirma.

Aumento das vendas com o BBB

Tatiana diz que o BBB trouxe para a empresa o equivalente a 550 Morumbis lotados. "Imagine onde que a gente conseguiria divulgar a marca desta forma. Com isso, a gente trouxe um crescimento de 50% em vendas", declara. A companhia é patrocinadora oficial do Big Brother Brasil desde 2023. Em 2022, a Ademicon havia participado de uma "prova do líder" do BBB.

Foi só isso? Lógico que não. O trabalho, o esforço do nosso time comercial também é muito grande, mas o BBB nos completa.
Tatiana Reichmann, CEO da Ademicon

Administra consórcio de times de futebol

Quando um torcedor compra um consórcio do seu time, ele ajuda o seu time a crescer. "O torcedor, muitas vezes, quer ajudar o time dele de alguma forma. Quando ele compra um consórcio do time, ele está ajudando esse time, porque nós temos uma participação da taxa. Então, o cliente da marca do time faz parte do time, está ajudando o seu time a crescer, vamos dizer assim", afirma. No momento em que o torcedor paga a parcela, uma porcentagem vai para o clube. Isso varia conforme a parceria.

A Ademicon Administradora, braço da holding, administra consórcios de times de futebol. Entre eles, estão o Consórcio Palmeiras, o Consórcio SPFC (com o São Paulo), o Consórcio do Peixe (com o Santos) e o Consórcio Coxa (com o Coritiba), entre outros.

Consórcios para o agro e até cirurgias

A companhia oferece hoje consórcios para vários serviços. Entre eles, estão cursos superiores, maquinário agrícola e até cirurgia bariátrica, além dos tradicionais imóveis e veículos, segundo Tatiana.

O nosso leque de opções hoje é cada vez maior. Nossa preocupação é entregar para o brasileiro o que ele precisa, através do consórcio. Vem mais novidade aí no aumento de portfólio nos próximos meses.
Tatiana Reichmann, CEO da Ademicon

Agronegócio é forte na Ademicon. O consórcio voltado para o agronegócio representa 17% dos negócios da empresa. A Ademicon Administradora, outro braço da holding, administra marcas do mercado agro, como o consórcio New Holland há mais de 30 anos.

Veja a entrevista completa

Notícias