Topo
Notícias

Defesa Civil alerta para chuva forte e rajada de vento em SP; veja previsão

Pedestres enfrentam chuva e frio no Viaduto Santa Generosa em São Paulo - RENATO S. CERQUEIRA/ESTADÃO CONTEÚDO
Pedestres enfrentam chuva e frio no Viaduto Santa Generosa em São Paulo Imagem: RENATO S. CERQUEIRA/ESTADÃO CONTEÚDO
do UOL

Do UOL, em São Paulo

09/10/2024 17h41

A Defesa Civil de São Paulo alertou para que a passagem de uma frente fria provocará chuvas intensas, acompanhadas de raios e fortes rajadas de vento em todo o estado.

O que aconteceu

Previsão é de instabilidade entre quarta-feira (9) e sábado (12). A Defesa Civil informou que a população deve estar preparada para enfrentar condições climáticas adversas no período.

Acumulados de chuva em várias regiões. Estimativas incluem até 100 mm na Serra da Mantiqueira, no litoral norte e nas regiões de Presidente Prudente e Marília. Deve chover cerca de 90 mm nas regiões de Bauru e Araraquara.

Na Região Metropolitana de São Paulo, a previsão é de 80 mm para o período. Na Baixada Santista e nas regiões de Campinas, Itapeva e Sorocaba e Vale do Ribeira também é esperado 80 mm de chuva. A Defesa Civil detalhou que são esperados acumulados entre 70 mm e 60 mm no Vale do Paraíba e nas regiões de Franca, Barretos e Ribeirão Preto, e de 40 mm nas regiões de Araçatuba e São José do Rio Preto.

Recomendações da Defesa Civil

Evite áreas arborizadas durante a tempestade, devido ao risco de quedas de árvores, diz alerta da Defesa Civil. "Jamais enfrente áreas alagadas ou com enxurradas. Uma lâmina com 15 cm de água pode arrastar uma pessoa e com 30 cm levar um automóvel", segundo comunicado do órgão estadual.

Ao ouvir um trovão, procure um local coberto. Para quem reside em áreas de encosta, observe os sinais de movimentação do solo. Durante o processo de deslizamento é comum surgirem rachaduras nas paredes dos imóveis, portas e janelas emperrarem, postes e árvores se inclinarem e água lamacenta escorrer pelo morro.

Em caso de ventos fortes, mantenha-se alerta, pois há risco de danos a galhos e necessidade de maior precaução. Com ventos a partir de 75 km/h, o risco aumenta significativamente, com maior probabilidade de queda de árvores e danos em construções. Em cenários críticos, com rajadas de 90 km/h ou mais, há um alto risco de que árvores sejam arrancadas e de danos estruturais severos em edificações.

Por isso, nestes casos procure um abrigo seguro, evitando árvores ou coberturas metálicas frágeis. "Mantenha distância de janelas, vidros e objetos perfurantes. Não realize trabalhos com andaimes e encaixes metálicos e ao dirigir, evite se aproximar de cabos elétricos, torres de transmissão, outdoors, andaimes e outras estruturas frágeis. Se um fio energizado cair sobre o veículo, os ocupantes deverão permanecer dentro do carro e ligar imediatamente para o serviço de emergência".

Em casos de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Notícias