Ex-Fazenda Léo Áquilla não é eleita vereadora pela cidade de São Paulo
Léo Áquilla não foi eleita vereadora de São Paulo, obtendo 15.958 votos. Essa foi a oitava tentativa da ex-Fazenda de se eleger a um cargo público. Desde 2006, ela já tentou ser vereadora, deputada estadual e federal, mas nunca foi eleita.
Quem é Léo Áquilla
Jornalista e ex-Fazenda. Leonora Mendes de Lima, a Léo Áquilla, 54, nasceu em Teófilo Otoni (MG) e é jornalista e youtuber. Ela cursou jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi e se especializou em política pela PUC-SP. Em 2012, participou do programa A Fazenda, e terminou em terceiro lugar.
Transição de gênero. Ainda na adolescência, se descobriu homossexual e começou a se montar como drag queen. A descoberta como mulher trans aconteceu depois que se formou em jornalismo, em 1998. No entanto, ela não fez cirurgia de ressignificação sexual porque não tem disforia de gênero. Ela conseguiu retificar os documentos apenas em 2008.
Mãe de dois filhos. Léo Aquilla é mãe de Vitor, nascido em 1996, e Wagner, adotado no mesmo ano recém-nascido de uma amiga dela. Em 2014, ela começou a namorar Chico Campadello, que era professor de artes marciais. Eles se casaram e ficaram juntos até novembro de 2022.
Vida política. Há 18 anos, Léo Áquilla tenta a vida política. Ela já se lançou candidata a deputada estadual (2006 e 2010), deputada federal (2014, 2018 e 2022) e vereadora (2008 e 2016). No entanto, nunca conseguiu se eleger.
Tentativa de ataque a tiros. Poucos dias antes das eleições, em 27 de setembro, Léo Áquilla disse ter sido alvo de um ataque a tiros no dia anterior, na Rodovia Presidente Dutra, altura do Parque Novo Mundo. A Polícia Civil de São Paulo instaurou inquérito para investigar o caso.