Horário limite da votação: posso votar se estiver na fila às 17h?
As eleições municipais neste domingo (6) estão marcadas para ocorrer das 8h às 17h pelo horário de Brasília em todo o país - inclusive em locais com fuso diferente. Algumas seções eleitorais, contudo, podem ter longas filas, ultrapassando o horário previsto para fechamento das urnas. Mas a Justiça Eleitoral garante o voto mesmo assim.
Até que horas posso votar no dia da eleição municipal?
O Código Eleitoral prevê a distribuição de senhas para eleitores que ainda estiverem aguardando na fila da seção eleitoral às 17h (horário de Brasília). "Havendo eleitoras ou eleitores na fila, a mesário ou o mesário procederá à sua identificação e entregará a respectiva senha, começando pela (o) última (o) da fila, para que sejam admitidas (os) a votar", diz trecho da Resolução nº 23.736.
Não é possível entrar no local de votação depois das 17h. Os portões serão fechados no horário previsto pela Justiça Eleitoral. As senhas são distribuídas apenas para quem já estiver na fila da seção.
A abertura das urnas está marcada para as 8h (horário de Brasília). Assim como ocorreu em 2022, o horário de votação será unificado, mesmo em cidades com outro fuso. Considerando o horário local, o Amazonas, por exemplo, tem onze municípios do interior que vão iniciar a votação às 6h e encerrarão às 15h. Na capital Manaus, as urnas funcionam entre 7h e 16h.
Na última eleição presidencial, ao menos nove estados concluíram as votações após às 19h (horário de Brasília) em função das longas filas no primeiro turno. Problemas com a biometria e a maior participação do eleitorado foram os principais fatores para o atraso. Mais de 4 milhões de eleitores registraram o voto após às 17h naquele ano, segundo o TSE.
Tem preferência na fila de votação?
Eleitores com mais de 80 anos terão prioridade para registrar o voto, seguidos por maiores de 60 anos. A Justiça Eleitoral também garante preferência para pessoas com enfermidade, autistas, mulheres grávidas e lactantes e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Na fila da seção, candidatos também são priorizados na hora de votar. O mesmo vale para juízes eleitorais e seus auxiliares, promotores eleitorais, funcionários da Justiça Eleitoral e policiais militares em serviço.