Primeiro turno: eleitores relatam dificuldade para justificar voto online
Em menos de uma hora após a abertura das eleições municipais, que começou às 8h em todo o Brasil (pelo horário de Brasília), eleitores que optaram por justificar o voto de forma online já enfrentam dificuldade, com grande fila virtual.
O que aconteceu
Pessoas relatam dificuldade em rede social. Usuários do Bluesky reclamam que não conseguem usar o aplicativo e-Título para justificar o voto. Uma leitora do UOL também relatou "erro para justificar".
"Aguarde e tente novamente", diz a mensagem no app. Ao tentar usar a ferramenta, os eleitores se deparam com um aviso que diz que "os canais de atendimento estão esgotados. Aguarde e tente novamente em instantes".
Uma contagem regressiva aparece em seguida. O aplicativo indica que uma nova tentativa pode ser feita em alguns minutos, mas ao fim da contagem, ela recomeça. Outras pessoas recebem um código de erro.
O TSE informou que não há instabilidade, mas um congestionamento no aplicativo. O Tribunal afirma que o grande número de acessos leva a uma fila virtual.
Mais um ano sendo impossível justificar o voto pelo app do e-titulo no dia da votação pq o TSE não sabe lidar com a infra
-- CRIMENOIZE (@crimenoize.bsky.social) October 6, 2024 at 8:37 AM
[image or embed]
Mais um ano sendo impossível justificar o voto pelo app do e-titulo no dia da votação pq o TSE não sabe lidar com a infra
-- CRIMENOIZE (@crimenoize.bsky.social) October 6, 2024 at 8:37 AM
[image or embed]
Hora de fazer igual aos incas e ir presencialmente justificar meu voto porque essa porcaria de app do governo nunca funciona
-- Deisi Remus (@deisiremus.bsky.social) October 6, 2024 at 8:36 AM
[image or embed]
@tsejus.bsky.social A justificativa de ausencia nao esta funcionando no e-titulo. Estou fora do meu colegio eleitoral. Peço ajuda ao TSE.
-- Lauro Lima (@laurolima.bsky.social) October 6, 2024 at 8:25 AM
[image or embed]
O que é o e-Título?
O e-Título é o título de eleitor digital, que substitui o documento físico e permite diversas funcionalidades, como consultar a situação eleitoral, verificar o local de votação e, claro, justificar o voto. O aplicativo também tem o recurso de geolocalização, que facilita a justificativa no dia das eleições.
Como justificar o voto pelo e-Título
- Instale o aplicativo: O e-Título pode ser baixado gratuitamente na Google Play ou na Apple Store. Ele poderia ser baixado até ontem (04).
- Acesse a opção de justificativa: Na página inicial do app, selecione o item "mais opções" e clique em "Justificativa de ausência".
- Escolha o turno: Informe se a justificativa é para o 1º ou 2º turno da eleição.
- Descreva a justificativa: Escreva o motivo da sua ausência no campo específico.
- Anexe documentos: O aplicativo solicitará que você anexe um documento, como atestado médico ou passagem, para comprovar o motivo da ausência.
- Envie a justificativa: Clique em "concluir" para enviar o pedido e acompanhe o processo no próprio aplicativo.
Outras formas de justificar voto
No dia da eleição, também é possível justificar o voto preenchendo o formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), disponível gratuitamente nos sites do TSE e dos TREs (tribunais regionais eleitorais) de cada estado.
O documento deve ser apresentado nas mesas receptoras de votos ou de justificativas instaladas para essa finalidade nos locais divulgados pelos TREs e pelos Cartórios Eleitorais (consulte aqui).