Não faltou avisar: 5 erros que manual alerta e você deve evitar com carro
Você lê o manual do seu carro? Não precisa se envergonhar se a resposta for "não": a maioria das pessoas ignora o livro, especialmente porque ele tem muitas páginas e, por vezes, traz informações que para muitos são irrelevantes ou óbvias.
O que muita gente não sabe é que o manual do proprietário conta com dados preciosos envolvendo desde a manutenção até o uso do automóvel.
Caso sejam ignorados, vários alertas nele contidos podem, inclusive, causar perda da garantia de fábrica - ou provocar danos graves e caros de se reparar.
Abaixo listamos algumas dessas advertências. Confira para não se arrepender depois!
1 - Nem sempre é possível instalar engate
Muita gente usa como enfeite ou sob a justificativa (errada) de proteger contra colisões traseiras. A verdade é que instalar um engate no carro virou moda no Brasil e o problema é que, muitas vezes, isso não é feito da forma correta. E pior: tem carro que nem pode receber o acessório - sob risco de perda de garantia, inclusive.
Exemplos do tipo são modelos da Chevrolet, como o Onix, o Onix Plus e o Tracker, assim como o Toyota Corolla de geração anterior são exemplos de veículos que não têm capacidade de reboque.
O manual detalha esse tipo de informação, bem como determina a carga máxima de tração e local de instalação caso o veículo esteja apto a receber o aparato.
2 - Tanque não deve ficar vazio
Além de ser uma situação que rende multa, rodar com o carro até o tanque se esgotar pode criar outros problemas.
Esse é um assunto abordado em manuais como o do Volkswagen Polo, que alerta que ficar com o tanque vazio pode "causar falhas de ignição e acúmulo de combustível não queimado no sistema de escape". E conclui em tom mais enfático: "isso pode danificar o catalisador!"
Fato é que mesmo rodar com o carro com o combustível na reserva pode acarretar problemas, uma vez que resíduos acumulados no fundo do tanque podem ir parar no motor e entupir os bicos injetores.
3 - Amaciamento do motor
Um aviso clássico, porém ignorado: a maioria dos manuais traz informações sobre o período de amaciamento do motor. Pode parecer coisa antiga, mas a sugestão para pegar leve nos primeiros quilômetros de um carro zero persiste e há motivos para isso.
Peguemos, por exemplo, o manual do Honda Fit, que traz uma série de recomendações nesse sentido, como evitar acelerações bruscas ao sair com o veículo, não dirigir por longos períodos em velocidade constante e evitar aceleradas bruscas quando o motor estiver frio durante os primeiros mil quilômetros. Há ainda outra recomendação, que é o de evitar frenagens bruscas nos primeiros 300 km. Do contrário, segundo o manual, você "comprometerá, futuramente, a eficiência da frenagem".
No caso do motor, a explicação para isso é que esse período ajuda os componentes internos do propulsor a se ajustarem, fazendo com que ele fique mais eficiente.
4 - Não lubrifique os parafusos da roda
Trocar pneus é algo que exige disposição e força, especialmente na hora de remover os parafusos das rodas. Seria muito mais fácil se passássemos algum lubrificante nesses parafusos, não é mesmo?
Bem, essa não é uma boa ideia. Apesar de inusitada, essa suposta solução está listada no manual do Toyota Corolla como algo a não ser feito.
E explicação é a seguinda: "O óleo e a graxa podem fazer com que as porcas da roda sejam apertadas excessivamente, resultando em danos aos parafusos ou disco da roda. Além disso, o óleo ou graxa poderão resultar no desprendimento das porcas, e a roda poderá se soltar, causando um acidente que poderá resultar em ferimentos graves ou fatais. Remova todo óleo ou graxa dos parafusos ou porcas da roda".
Ainda sobre o tema "parafusos da roda", o manual do Corolla ainda traz outra recomendação: "Ao fazer o rodízio, reparar ou trocar os pneus, verifique se as porcas das rodas continuam apertadas após dirigir 1.600 km".
5 - Não abaixe todos os vidros ao mesmo tempo
Você já apertou mais de um botão de controle de vidro elétrico para que eles fossem baixados ou levantados ao mesmo tempo? Essa situação aparentemente inusitada é tema de uma seção no manual do Hyundai HB20.
O documento diz que "para evitar possíveis danos ao sistema dos vidros elétricos, não abra nem feche dois ou mais vidros ao mesmo tempo. Isso também assegura a longa duração do fusível".
E se os ocupantes do carro discordarem se um vidro deve ou não ficar fechado, de acordo com o manual o melhor a se fazer é entrar em um acordo antes de acionar o botão. Isso porque apertar o controle de um mesmo vidro, só que em direções opostas, fará com que ele fique "travado e não poderá ser aberto nem fechado", segundo o manual.
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