Topo
Notícias

Laudo forjado de Marçal ainda se multiplica em perfis paralelos nas redes

Pablo Marçal em entrevista ao podcast "Inteligência Ltda" - 4.out.2024-Reprodução/YouTube
Pablo Marçal em entrevista ao podcast "Inteligência Ltda" Imagem: 4.out.2024-Reprodução/YouTube
do UOL

Do UOL, em São Paulo

05/10/2024 15h24

Mesmo após a derrubada de posts nos perfis de Pablo Marçal (PRTB) com um laudo falso sobre Guilherme Boulos (PSOL), o documento ainda circula em perfis e canais de simpatizantes do ex-coach nas redes sociais.

O que aconteceu

Publicações ainda são encontradas em todas as redes. No início da tarde deste sábado (5), um dias antes da eleição, quem busca por "laudo", "Boulos" e termos relacionados no YouTube, Instagram, TikTok, Telegram, Kwai e Facebook encontra facilmente posts que reproduzem, comemoram e defendem o documento forjado.

Post de Marçal no X segue no ar. No X (antigo Twitter), que permanece proibido no país, os posts que espalham e defendem o laudo falso estão entre os primeiros colocados da lista de assuntos mais comentados na rede no Brasil. Mesmo com a restrição no Brasil, este post de Marçal tem 400 mil visualizações, 8 mil curtidas, 1,4 mil compartilhamentos e 574 comentários, quase todos a favor de Marçal e contra Boulos.

A rede de Elon Musk continua a ser usada por brasileiros que moram no exterior ou que driblam o bloqueio determinado pelo STF através do uso de VPN. O X exibe até o post de um perfil verificado de Pablo Marçal (@pablomarcal), com a legenda "Aqui a verdade sobre o Boules" e a imagem do laudo forjado.

Laudo falso sobre Boulos em perfil verificado de Pablo Marçal no X - Reprodução / X - Reprodução / X
Laudo falso sobre Boulos em perfil verificado de Pablo Marçal no X
Imagem: Reprodução / X

Decisão do TRE

Decisão do TRE derrubou quatro posts de Marçal. A decisão do TRE pediu a derrubada de quatro posts específicos — dois de canais oficiais de Marçal e mais dois de perfis ligados a ele —, mas não mencionou as reproduções que já estavam no ar e continuam a ser publicadas.

Post derrubado do perfil oficial de Marçal no Instagram tinha sido visto mais de 11 milhões de vezes. Os vídeos que mostram a fraude e a defesa de Boulos predominam nas redes na tarde deste sábado (5).

Marçal não postou a foto do laudo falso no Telegram. No canal verificado de Marçal no Telegram, segue no ar uma mensagem em que o candidato diz que mostrou a "comprovação de que (Boulos) é usuário de cocaína". O texto indica o link para o post do Instagram, que já saiu do ar.

Entre os posts mais vistos com o laudo falso, um tipo de legenda comum é o que comenta a derrubada nas outras redes e a livre circulação no X. "Instagram derrubou post de Marçal mostrando que Boulos é um aspirador de pó de primeira geração (..) Como é bom ter uma rede social em que você possa postar as coisas sem ter um sensor de esquerda para te calar", diz um post do perfil "Central Pablo Marçal" visto 7,5 mil vezes.

Notícias