Qual número para votar no Del. Éder Mauro (PL) para prefeito de Belém?
O candidato Delegado Éder Mauro (PL) disputa o primeiro turno das Eleições 2024 para a prefeitura de Belém (PA) com o número de urna 22.
Quando serão as Eleições 2024?
As eleições estão marcadas para o dia 6 de outubro. Para as cidades com mais de 200 mil eleitores em que o candidato mais votado ao Executivo Municipal não tenha atingido 50% dos votos válidos mais um, o segundo turno será no dia 27 de outubro, último domingo do mês.
Mais de 150 milhões de cidadãos brasileiros deverão ir às urnas. No pleito, os eleitores devem escolher os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos mais de 5 mil municípios do país.
O que faz um prefeito?
O prefeito é o maior responsável por executar tarefas em um município, mas não o único. Ele tem a ajuda do vice-prefeito e dos secretários, que se dividem em secretarias para cuidar cada um de um assunto específico: obras, transporte público, mobilidade, e assim por diante.
Cabe ao prefeito e a seus secretários, por exemplo, manter a cidade limpa e bem cuidada, administrar a educação infantil (creches e pré-escolas) e o ensino fundamental, além de organizar um transporte público local eficiente. Também é de sua atribuição a formação da guarda municipal e a manutenção dos serviços de saúde municipais.
Além disso, o prefeito pode e deve trabalhar com a ajuda do governador do estado e do presidente da República. Uma grande obra, como a construção de uma rodovia ou de um hospital, por exemplo, pode ser construída em acordo entre duas ou até três esferas políticas.
Mas a autonomia do prefeito é limitada: ele deve se basear nas leis vigentes, sejam municipais (criadas por vereadores), estaduais (criadas por deputados estaduais) ou federais (criadas na Câmara dos Deputados em Brasília). Caso suas ações não respeitem estas leis, ele pode sofrer sanções da Justiça.
Veja os números de todos os candidatos à prefeitura de Belém (PA):
- Delegado Eder Mauro (PL): 22
- Delegado Eguchi (PRTB): 28
- Edmilson Rodrigues (PSOL): 50
- Igor Normando (MDB): 15
- Ítalo Abati (Novo): 30
- Jefferson Lima (Podemos): 20
- Raquel Brício (UP): 80
- Thiago Araújo (Republicanos): 10
- Well (PSTU): 16